Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Agro Notícias

Colheita de café chega a 96% da safra 2024/25, diz Safras & Mercado

Na reta final dos trabalhos de campo de café no Brasil para safra 2024/25, a colheita chegou a 96% até o dia 13 de agosto, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (16/8) pela consultoria Safras & Mercado.

Segundo o acompanhamento semanal, houve avanço de 4 pontos percentuais em relação à semana anterior.

“Este ritmo é mais acelerado do que no mesmo período do ano passado, quando 91% da colheita havia sido realizada, e está acima da média dos últimos cinco anos, que é de aproximadamente 93%”, informa o boletim.

O clima seco favoreceu o progresso nos trabalhos finais de colheita do grão na maior parte das regiões produtoras do Brasil, ainda que a geada tenha afetado pontualmente algumas lavouras na Alta Mogiana e Cerrado Mineiro.

A colheita do conilon está quase concluída, faltando apenas alguns repasses finais. Enquanto, a colheita do arábica atingiu 94% da produção, indicando sua fase final.

No mesmo período do ano anterior, 87% da produção de arábica havia sido colhida, enquanto a média de cinco anos é de cerca de 89%.

Leia Também:  Novo Diamantino: Joia de ouro foi furtada e casa que foi arrobada preocupa moradores

Fonte: PowerMix

Propaganda

Agro Notícias

Nova Mutum inaugura Central de Distribuição de R$ 4,3 milhões para fortalecer agricultura familiar

Nova estrutura no Jardim Europa terá papel estratégico na logística, comercialização dos produtos e abastecimento da merenda escolar

Nova Mutum ganhou uma importante estrutura voltada ao fortalecimento da agricultura familiar. A Central de Distribuição da Agricultura Familiar, inaugurada na última sexta-feira (2), no bairro Jardim Europa, recebeu investimento de aproximadamente R$ 4,3 milhões e deverá melhorar as condições de armazenamento, distribuição e comercialização da produção local.

Com cerca de 1,2 mil metros quadrados, o espaço conta com docas para embarque e desembarque, boxes para realização de feiras e ambientes destinados à preparação, embalagem, armazenamento e distribuição de frutas, verduras, legumes, produtos orgânicos, cereais e grãos. A estrutura também deverá contribuir diretamente para o abastecimento da merenda escolar da rede municipal.

A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Lucas Badan (União Brasil), além dos vereadores Beatriz Matos (PP), Carmem Casagrande (União Brasil), Anderson Mantovan (União Brasil), Maciel Sousa (Republicanos), Ataíde Luiz da Silva, o Baguncinha, Jaiane Santos (PP) e Altair Albuquerque (PP).

Estrutura deve melhorar logística dos pequenos produtores

Um dos principais benefícios apontados para a nova Central é a melhoria da logística enfrentada pelos produtores rurais.

Leia Também:  MANDIOCA/CEPEA: Oferta aumenta, mas segue abaixo da demanda

Durante a entrega, Lucas Badan destacou que a estrutura oferece melhores condições para armazenamento, transporte e comercialização dos produtos, além de ampliar as oportunidades para os agricultores familiares do município. Segundo o presidente do Legislativo, a Câmara continuará acompanhando as demandas do setor e buscando melhorias para os produtores.

Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Entorno de Nova Mutum (APRENM), Dyego Lang Meldola, a inauguração representa uma conquista importante para os agricultores.

Segundo ele, a falta de uma estrutura adequada dificultava principalmente a organização da produção e a logística. Com a nova Central, os produtores passam a contar com melhores condições para organizar, armazenar e distribuir os alimentos produzidos no município.

Mais oportunidades de comercialização

A expectativa é que a Central funcione como um ponto estratégico para receber, preparar e comercializar os produtos da agricultura familiar, aproximando quem produz de consumidores, feiras e demais canais de comercialização.

O produtor e feirante Paulo Luft destacou que a possibilidade de armazenar e organizar adequadamente a produção deverá facilitar as entregas e criar novas oportunidades de exposição e venda dos produtos.

Leia Também:  Com falta de ar pela Covid, 1ª dama de MT diz viver situação "desesperadora e angustiante"

A feirante Gislaine Zuconeli também ressaltou que a estrutura traz mais segurança para produtores e comerciantes e representa um reforço importante para o desenvolvimento da agricultura familiar em Nova Mutum.

Agricultura familiar ganha espaço no desenvolvimento de Nova Mutum

A implantação da Central ocorre em um momento em que o município também discute novas políticas públicas voltadas ao setor.

Em setembro, a Câmara Municipal recebeu o Projeto de Lei nº 30/2026, que prevê a criação da Política Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar. Entre as diretrizes estão justamente o fortalecimento da infraestrutura de produção, logística, comercialização e abastecimento.

Com a nova estrutura, Nova Mutum amplia o apoio aos pequenos produtores e cria condições para que uma parcela maior dos alimentos produzidos no próprio município possa chegar aos consumidores, às feiras e à alimentação escolar.

Além de melhorar a logística, a iniciativa pode contribuir para geração de renda, valorização dos produtores locais e fortalecimento da economia rural, consolidando a agricultura familiar como parte importante do desenvolvimento econômico e social de Nova Mutum.

Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA