Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Agro Notícias

Após leve redução na soja, Diamantino/MT espera bons rendimentos no milho

Safra de soja 20/21 teve queda de 1,5 saca por hectare com relação a produtividade média da temporada anterior. Já para a safrinha, chuva da última semana garantiu bom potencial produtivo para 60% das lavouras, índice que pode subir para 90% com mais uma boa precipitação no final da semana que vem.

A safra de soja 2020/21 foi concluída em Diamantino no Mato Grosso com uma leve queda de produtividade, que saiu das 58 sacas por hectare do ciclo passado para 56,5 sacas neste ano nas atividades que foram concluídas ao final de março.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Diamantino/MT, Altemar Kroling, a estiagem no início da safra em outubro e novembro foi a responsável por esta queda de rendimentos, mas a expectativa segue sendo de uma safra positiva com alta rentabilidade.

A liderança explica que cerca de 60% da produção já estava negociada antecipadamente em preços menores do que os atuais, mas a venda dos 40% restantes deve ser suficiente para elevar a renda do produtor e até mesmo compensar esta queda de produtividade.

Leia Também:  FPA promete reunir a bancada nesta quinta (26) para derrubar vetos do governo ao Marco Temporal

Já a segunda safra de milho foi semeada atrasada, com 40% das lavouras ficando fora da janela ideal de cultivo, mas está sendo beneficiada por boas condições climáticas. Kroling destaca que a chuva da última semana propiciou que 60% das lavouras se salvassem com bom potencial produtivo e que mais uma precipitação no final da semana que vem pode elevar este índice para 90%.

Por:

Guilherme Dorigatti

Fonte:

Notícias Agrícolas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agro Notícias

Safra de soja em MT chega a 51,56 milhões tonelada

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou os resultados da etapa soja do projeto Imea em Campo, que revisou para cima as estimativas da safra 2025/26 em Mato Grosso e passou a projetar produção recorde de 51,56 milhões de toneladas.

A nova projeção também elevou a produtividade média estadual para 66,03 sacas por hectare, patamar muito próximo do recorde da temporada anterior.

O levantamento foi realizado ao longo de 71 dias, com 34.880 quilômetros percorridos, 998 avaliações de campo e passagem por 103 municípios, cobrindo 97,92% da área total cultivada com soja no estado. O objetivo do projeto, realizado em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) e o Instituto Mato-grossense do Agronegócio (Iagro MT), é ampliar a precisão das informações geradas a partir de observações in loco, reforçando a representatividade dos dados e a leitura regional das lavouras.

Com base nos resultados obtidos em campo, o Imea revisou a produtividade da soja em 9,23% ante a estimativa anterior, que era de 60,45 sacas por hectare. A área plantada também foi ajustada para 13,013 milhões de hectares, alta de 1,71% sobre a safra passada. Com isso, a produção estadual ficou estimada em 51,56 milhões de toneladas, volume 1,31% superior ao registrado no ciclo 2024/25.

Durante a apresentação, a equipe técnica destacou que a safra 2025/26 foi marcada por um cenário climático desafiador, com irregularidade das chuvas no início do plantio e, posteriormente, excesso de precipitações em algumas regiões durante a colheita. Ainda assim, as lavouras mantiveram desempenho satisfatório, apesar das incertezas observadas ao longo da temporada.

Leia Também:  Associação em MT pede apoio a Bolsonaro a projeto que ‘regulamenta’ uso da palavra carne

Entre os fatores de atenção levantados pelo projeto, os grãos avariados tiveram peso relevante. Na comparação com a safra passada, houve aumento de 3,40% nas avaliações com esse tipo de ocorrência, o que, segundo a análise apresentada, limitou um avanço ainda maior da produtividade estadual.

No recorte regional, a região Norte apresentou o maior percentual de lavouras classificadas como excelentes, enquanto o Sudeste concentrou a maior parcela de áreas avaliadas como ruins. Já a região Oeste foi a principal responsável pelo incremento na produção, enquanto a Centro-Sul registrou a maior variação positiva de produtividade em relação à estimativa anterior.

O superintendente do Imea, Cleiton Gauer, ressaltou que o objetivo do projeto é consolidar um levantamento técnico, completo e representativo das condições das lavouras, oferecendo mais segurança para o mercado e para os agentes do setor.

“O diferencial do projeto está na apuração presencial, sem intermediários, diretamente no campo. É ir a campo e medir essas informações sem intermédio, sem interferência de ninguém. Isso dá mais garantia e maior acurácia a essas informações para que realmente a gente consiga quantificar e medir o tamanho da nossa produção mato-grossense”, afirmou o superintendente.

Leia Também:  Carlos Fernando Pereira Filho e Patrícia Marcondes celebraram os 15 anos da filha Sophia Marcondes Pereira – Veja Fotos

Já o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Lucas Costa Beber, destacou que informações mais próximas da realidade ajudam a balizar negociações, reduzem espaço para especulações e valorizam o trabalho do produtor rural.

“Essa apresentação mostra o trabalho dessa parceria. O Imea tem sido muito assertivo nos últimos anos nos números que tem trazido a nós, produtores, e ao mercado, trazendo mais seriedade e coerência nesse fornecimento de dados, que também interfere diretamente no dia a dia do produtor, principalmente na projeção de preços e no planejamento para as próximas safras”, explicou o presidente da Aprosoja MT.

Segunda safra de milho segue dependente do comportamento do clima

Além dos números da soja, o evento também apresentou um panorama inicial da segunda safra de milho. O Imea informou que 1,17 milhão de hectares foram semeados fora da janela ideal de plantio no estado. Apesar disso, a estimativa atual do cereal segue em 51,72 milhões de toneladas, com área de 7,39 milhões de hectares e produtividade projetada em 116,61 sacas por hectare. Segundo o instituto, o comportamento das chuvas nas próximas semanas será decisivo para a consolidação desse potencial.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA