Turismo
Diamantino está na rota do turismo: Veja aqui as 10 cidades mais visitadas de MT
As dez cidades mais visitadas para o turismo em Mato Grosso são: Cuiabá, Chapada, dos Guimarães, Nobres, Barra do Garças, Poconé, Cáceres, Tangará da Serra, Jaciara, Diamantino e Bom Jesus do Araguaia. Nelas, os turistas costumam ficar de cinco a sete dias e gastam, em média, mais de R$ 1 mil. O lazer e a visita à família e a amigos são os principais motivos que levam os viajantes a esses lugares. Os dados são resultado de uma pesquisa do Sebrae-MT.
Segundo a pesquisa, o estado tem mais de 62 mil pessoas ocupadas em atividades do turismo e mais de 46 mil empresas com atividade principal em turismo. Por isso, entender o perfil dessas pessoas é importante para fornecer ao setor informações importantes que lhes permitam adaptar seus serviços e ofertas para atender as necessidades e expectativas dos clientes.
“Um exemplo é que de 30% a 40% dos turistas são famílias e essa é uma característica que é importante o empresário saber para que possa se preparar melhor, preparar o seu estabelecimento, preparar o seu atrativo para receber. Uma coisa é quando eu recebo individualmente as pessoas, outra coisa é quando eu recebo a família, eu tenho que considerar que existem crianças, eu tenho que ter atrativo para crianças”, detalha o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini.
De acordo com a pesquisa, a maioria dos viajantes (41%) tem renda de R$ 2 mil a R$ 5 mil. Uma grande parte (28%) ganha entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. Em seguida está o público que ganha de R$ 1 mil a R$ 2 mil (18%) e por fim, mais de R$ 10 mil (11%). O curioso é que em algumas cidades essa faixa predominante varia: em Cáceres e Jaciara, a maioria dos turistas ganha entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, diferente dos outros oito municípios – veja tabela
O perfil do turista é, em sua maioria, casado (53%) e tem entre 35 e 44 anos (29%). As mulheres predominam (53%). Os solteiros representam 25% dos turistas e a faixa etária de 25 a 34 anos é a segunda mais representativa. No entanto, em Diamantino, por exemplo, a faixa de turistas entre 45 a 54 anos é maior que nas demais regiões, atingindo 34,5%, enquanto a média do estado é 18,8%.
Conforme o levantamento, a maioria dos turistas que viajam em Mato Grosso ficam entre 5 a 7 dias (63%). O segundo período mais comum é de 1 a 4 dias (32%) e o terceiro de 7 dias (25%). Nos municípios de Jaciara, Cáceres, Chapada dos Guimarães e Nobres, especificamente, a quantidade de turistas que permanecem na cidade entre um e quatro dias é de aproximadamente 60% – veja detalhes abaixo
O principal motivo que leva os turistas às cidades mato-grossenses mais visitadas são lazer (69%), visita a família e amigos (55%), negócios (31%), aventura (18%) e cultura (15%). Um reflexo disso é o resultado de onde eles se hospedam, a maioria ficando em hotéis ou casa de amigos e parentes (70%). O restante se hospeda em Airbnb (17%), hostels (8%) e resorts (4%).
No entanto, em Barra do Garças, 35% dos turistas se ficam em Airbnb. Já em Tangará da Serra o destaque é para a casa de familiares ou amigos, que atinge 78% das estadias. Em Cuiabá, 50% dos turistas se hospedam em hotéis.
Um outro dado interessante, identificado pela pesquisa, é que a maior parte dos turistas viaja sozinhos (47%). Em seguida, as companhias são, nesta ordem: parceiro, família e grupo de amigos. Conforme o levantamento, 70% das pessoas que vão a Bom Jesus do Araguaia viajam sozinhas enquanto 50% das pessoas que vão para Chapada dos Guimarães vão com mais uma pessoa. Esse perfil específico de cada cidade pode auxiliar os operadores de turismo a montar roteiros e pacotes.
Foi identificado que 60% dos turistas, que responderam a pesquisa, costumam visitar as cidades do estado de Mato Grosso. O restante não visitam principalmente por não terem muito interesse em conhecer a região (42%), por pouco conhecimento sobre os locais (39%) ou pelo preço (20%).
“Mato Grosso hoje tem muitas oportunidades para que a gente possa trabalhar o turismo, porém a gente viu na pesquisa que 40% do nosso pessoal, do estado, ainda não conhecem as oportunidades do turismo. Divulgar mais os atrativos é fundamental para que a gente possa fortaleça esse setor”, afirma André.
Gastos
A maior parte do público (82%) gasta em média acima de R$ 1 mil em suas viagens; 15% despendem entre R$ 500 e R$ 1 mil. Segundo a pesquisa, 60% dos turistas que visitam Chapada dos Guimarães e Barra do Garças gastam em média mais de R$ 2 mil. Já os turistas que vão a Cáceres e Jaciara, pouco mais de 55%, estão dispostos a desembolsar de R$ 1mil a R$ 2 mil. A procura maior ainda é no período de férias, com 62% dos viajantes; e nos feriados, com 20%.
Conforme o estudo, 70% dos viajantes visitam outras cidades de uma a cinco vezes no ano; 20% menos de uma vez e 8% seis vezes ou mais. Os motivos mais levados em conta para escolher as cidades são a natureza (60%), cultura local (35%) e patrimônio histórico (32%) – confira detalhes em tabela acima
“É uma série de fatores que, analisados e aliados à inteligência de mercado, irão ajudar o Sebrae a dar o melhor suporte para o empresário e ajudar ele a se preparar melhor e conhecer melhor o seu cliente, o seu turista”, finaliza Schelini.
Turismo
Programa da Sedec monitora 1,5 mil locais turísticos de MT para melhorar serviços prestados aos visitantes
O Programa de Evolução Digital (PED) no Turismo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), monitorou a reputação online de cerca de 1.500 locais turísticos, em 71 municípios do Estado, que possuem presença digital nos principais canais de avaliações e vendas de pacotes online, como Google, TripAdvisor, Booking, Hotéis.com, entre outros.
O objetivo do programa é melhorar a presença digital dos atrativos, equipamentos e destinos turísticos de Mato Grosso, com foco na melhoria dos serviços prestados aos visitantes. Para isso, a Sedec utiliza a Plataforma TrustYou, que fornece indicadores e relatórios sobre o monitoramento, com base nas avalições e opiniões dos visitantes/turistas.
O PED Turismo é uma iniciativa do turismólogo e analista da Sedec Leandro Lima, que conquistou o 2º lugar no 3º Prêmio Nacional de Turismo na categoria “Gestão de Dados e Inteligência no Turismo”, em dezembro de 2023.
“O PED Turismo possui o IDTur, que é um índice exclusivo do turismo de Mato Grosso e contribui para monitorar a capacidade de interação dos locais dentro do programa, com foco na evolução da presença digital e na busca pela melhoria dos serviços prestados”, explica Leandro.
Desde que começou a ser implementado, em fevereiro de 2023, já foram enviados mais de 5,7 mil relatórios para os locais monitorados, mensalmente, com indicadores de desempenho dos negócios, a partir das avaliações dos visitantes.
Para auxiliar os empreendedores do turismo, são realizadas capacitações sobre o programa e técnicas sobre como melhorar a presença digital em canais como Google e TripAdvisor. Os cursos já foram realizados em Sinop, Guarantã do Norte, Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra e Jaciara, com mais de 320 participantes.
Conforme as informações da Plataforma TrustYou, em 2022 houve mais de 215 mil avaliações recebidas em canais como Google, Booking, Hotéis.com, Expedia e TripAdvisor, com um desempenho de 88.17 pontos e uma taxa de resposta de 15% pelos locais monitorados.
“Em 2023, após o monitoramento pelo PED Turismo, aumentamos a taxa de resposta para 20% e o desempenho para 89.02 pontos. Atualmente temos mais de 1.350 locais sendo monitorados”, aponta Leandro.
A gerente geral do grupo JF Hoteis, proprietária da Pousada Sol do Araguaia, Pousada Águas Quentes e Araguaia Hotel, em Barra do Garças, e o Hotel Avenida Plaza, em Querência, Anna Barros, diz que o PED Turismo é uma importante ferramenta de feedback.
“Agora que eu estou começando a receber os relatórios e percebo o quanto eles nos ajudam a melhorar o nosso trabalho. Participei da capacitação e não tinha ideia de como é importante a gente melhorar a nossa reputação na internet. Espero que haja capacitações mais vezes para que possamoss melhorar ainda mais”.
Para ela, as capacitações devem envolver toda a hotelaria, do proprietário aos colaboradores, para que compreendam a importância da avaliações e saibam onde estão os pontos positivos dos estabelecimentos e o que pode ser melhorado.
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