Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política

Mauro corta despesas em R$ 256 milhões para manter investimentos em MT

A contenção de despesas atinge todas as secretarias do poder Executivo

O governador Mauro Mendes (União Brasil) assinou decreto que determina a contenção de despesas na ordem de R$ 256 milhões. O ato foi publicado nesta segunda-feira (11) no Diário Oficial do Estado.

A contenção de despesas atinge todas as secretarias do poder Executivo sendo que as mais afetadas são Fazenda (R$ 68 milhões), Educação (R$ 26 milhões) e Infraestrutura (R$ 23 milhões), Agricultura Familiar (R$ 22,252 milhões), Desenvolvimento Econômico (R$ 17,638 milhões).

O contigenciamento foi justificado pela necessidade de equilibrar as contas públicas, evitando que o Estado assuma mais responsabilidades financeiras do que as previstas e resulte em desequilíbrio fiscal.

O decreto fixou o prazo de cinco dias úteis para que cada órgão efetue o contingenciamento na proporção da frustração da receita indicada pela Secretaria Adjunta do Orçamento Estadual. Caso o contingenciamento não ocorra, a Sefaz procederá o bloqueio de execução do orgão ou entidade.

De acordo com a Lei 14.436/2022 que disciplina a execução do orçamento, o contingenciamento consiste no retardamento ou, ainda, na inexecução de parte da programação de despesa prevista na Lei Orçamentária em função da insuficiência de receitas previstas.

Leia Também:  Primeira pesquisa para Senado em 2026 mostra Mauro e Janaina liderando intenções de votos

O governador Mauro Mendes esclareceu que o corte de despesas é necessário para garantir a execução de políticas públicas, como obras e ações em todas as áreas e regiões, mantendo o ritmo de investimentos acima de 15% de tudo o que o Estado arrecada.

“Somos um dos estados brasileiros que mais revertem os impostos em investimentos, porque é isso que a população espera de nós. São dezenas de escolas em construção, seis grandes hospitais, mais de 2 mil km de asfalto em construção e milhares de outras ações que beneficiam diretamente os mato-grossenses”, completou.

Rafael Costa/RepórterMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Lula e Flávio Bolsonaro participam de eventos em Mato Grosso no mesmo dia

Os dois principais candidatos à presidência deverão estar, no mesmo dia, em Mato Grosso. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tentará a reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL) cumprirão agendas no estado no próximo dia 20.

Lula estará na inauguração do Terminal Ferroviário da Rumo, no entorno da BR-070, município de Dom Aquino. A solenidade marca a entrega da primeira etapa da ferrovia estadual que, quando pronta, ligará os municípios de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. A inauguração estava marcada para o próximo dia 19, mas foi alterada justamente para que Lula pudesse participar do evento.

O novo terminal terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, ampliando a capacidade logística do Estado e reduzindo a dependência do transporte rodoviário. Apenas nesta primeira etapa foram investidos R$ 5 bilhões.

Já a vinda de Flávio foi confirmada pelo próprio senador, que participará de mais uma edição a Marcha para Jesus, evento voltado ao público evangélico, realizado em Cuiabá. Os organizadores do ato, que será realizado na tarde do dia 20, também confirmaram a presença de diversos políticos mato-grossenses de direita. (RD News)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  ALMT promove audiência com lideranças agrárias e discute violência no campo
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA