Política
Existência da fome é irresponsabilidade de quem governa, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 4ª feira (16.out.2024) que a existência da fome no país se dá por conta da “irresponsabilidade” por parte do governo brasileiro. A declaração do petista se deu durante lançamento de medidas voltadas para o abastecimento alimentar.
“A única explicação para a existência da fome é uma coisa chamada irresponsabilidade de quem governa”, declarou o chefe do Executivo.
Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, Lula atribuiu a fome no país aos seus antecessores, mas não citou os ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB) nominalmente.
“Vocês sabem que, em 2014, a FAO [Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação] anunciou o Brasil fora do mapa da fome. Para tirar, levou muitos anos. Para destruir, levou poucos meses. Ou seja, quando nós voltamos já tinha 33 milhões de pessoas passando fome outra vez”, afirmou o chefe do Executivo.
O presidente cobrou os ministros presentes e afirmou que vai ficar “no pé” dos integrantes da sua gestão para a execução das políticas contra a insegurança alimentar. Disse ainda que a “ideia” era tirar todas as pessoas da fome até o fim de seu mandato, em 2026.
Assista à fala de Lula (7min47):
FOME NO BRASIL
O relatório Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo de 2024, da FAO, afirma que o Brasil tem 14,3 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave.
Outra estimativa retirada do mesmo estudo diz que 8,4 milhões “passam fome” no país.
Assista à cerimônia completa (44min18s):
DIA DA ALIMENTAÇÃO
O presidente Lula participou nesta 4ª feira (16.out) de cerimônia relacionada ao Dia Mundial da Alimentação, no Palácio do Planalto.
Na ocasião, os ministros do governo assinaram uma série de planos nacionais voltados para o abastecimento alimentar, agroecologia e produção orgânico. Eis a íntegra da apresentação do governo (PDF – 821 kB).
Leia abaixo algumas das medidas anunciadas pelo governo federal:
- Planapo (Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica)
Investimento de R$ 9 bilhões por parte do governo contém 7 eixos: produção, uso e conservação da agrobiodiversidade, construção de conhecimento e comunicação, terra e território; sociobiodiversidade; e saúde e cuidados com a vida.
- Planaab (Plano Nacional de Abastecimento Alimentar Alimento no Prato)
Com o slogan “Alimento saudável no prato”, o plano conta com 92 ações estratégicas e 6 eixos. Entre eles, estão a distribuição e comercialização de alimentos e a promoção de um “preço justo” para os produtos.
- Programa Arroz da Gente
Medida para ampliar a produção de arroz pela agricultura familiar. Com o programa, o governo assegura que irá comprar a produção com preço definido.
O objetivo do governo é descentralizar a produção de arroz no Rio Grande do Sul. Com as chuvas no Estado, a colheita foi prejudicada e o preço do arroz subiu 11,31%.
- Criação de sacolões
O governo também anunciou a criação de “sacolões populares” para vender os produtos da agricultura familiar. Além de apoiar centros de abastecimento e de distribuição dos produtos, o governo também deve ceder imóveis da União para implementar cantinas e vendas comunitárias.
Além de Lula, participaram da cerimônia a primeira-dama Janja Lula da Silva e os seguintes ministros do governo:
- Carlos Fávaro – ministro da Agricultura e Pecuária;
- Márcio Macêdo – ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência;
- Marina Silva – ministra do Meio Ambiente;
- Paulo Teixeira – ministro do Desenvolvimento Agrário; e
- Wellington Dias – ministro do Desenvolvimento Social.
Fonte: Poder360
Política
Lula e Flávio Bolsonaro participam de eventos em Mato Grosso no mesmo dia

Os dois principais candidatos à presidência deverão estar, no mesmo dia, em Mato Grosso. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tentará a reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL) cumprirão agendas no estado no próximo dia 20.
Lula estará na inauguração do Terminal Ferroviário da Rumo, no entorno da BR-070, município de Dom Aquino. A solenidade marca a entrega da primeira etapa da ferrovia estadual que, quando pronta, ligará os municípios de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. A inauguração estava marcada para o próximo dia 19, mas foi alterada justamente para que Lula pudesse participar do evento.
O novo terminal terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, ampliando a capacidade logística do Estado e reduzindo a dependência do transporte rodoviário. Apenas nesta primeira etapa foram investidos R$ 5 bilhões.
Já a vinda de Flávio foi confirmada pelo próprio senador, que participará de mais uma edição a Marcha para Jesus, evento voltado ao público evangélico, realizado em Cuiabá. Os organizadores do ato, que será realizado na tarde do dia 20, também confirmaram a presença de diversos políticos mato-grossenses de direita. (RD News)
-
Cidades3 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito3 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade3 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente3 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça3 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde3 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito3 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades3 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador





