Cidades
Tut transporte não aceita outras empresas nas rotas, alegando irregularidades de concorrentes
A empresa Tut Transportes Ltda, que atua no transporte rodoviário de passageiro há mais de 40 anos em Mato Grosso, acionou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) pedindo uma cautelar para suspender a contratação emergencial de empresas para operar os serviços de transporte rodoviário intermunicipal na região de Juína (735 Km ao norte de Cuiabá). Sem participar do certame, denuncia uma série de irregularidades envolvendo as concorrentes, alegando haver indícios de fraude à competição e coloca o processo licitatório sob suspeição.
A licitação para contratação de empresas para o setor engloba todo o Estado, está avaliada em R$ 11 bilhões e se arrasta desde 2012 por causa de questionamentos e impugnações de concorrentes. O certame foi dividido em 13 lotes, agrupados em oito mercados, contemplando várias regiões como Barra do Garças, Sinop, Tangará da Serra, Rondonópolis, Alta Floresta, Cuiabá, Juína, Tangará da Serra, entre outros.
A sessão de abertura de propostas foi realizada no dia 26 de março e a licitação está em andamento na fase de recursos. Na Corte de Contas, a representação externa foi proposta pela empresa em desfavor da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Estado de Mato Grosso (Sinfra-MT), sob a responsabilidade do secretário Marcelo de Oliveira e Silva. Porém, o relator, conselheiro interino Luiz Henrique Lima, achou prudente ouvir a Sinfra antes de tomar uma decisão.
Ele mandou intimar o secretário e abriu prazo de 5 dias para que o titular da Sinfra e o presidente da Comissão Especial de Licitação, Jossy Soares Santos da Silva, apresentem as informações e documentos necessários acerca dos fatos apresentados na representação. Na representação, a TUT Transportes contesta os lotes I e II que integram a região de Tangará da Serra.
Esses lotes abrangem os polos de Aripuanã, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Juína e Tangará da Serra, responsáveis pela cobertura de outras 16 cidades mato-grossenses. A denunciante desqualifica as empresas Viação Juína e Genesis Bus alegando que ambas não preenchem os requisito, mas foram habilitadas na licitação.
Afirma que a Viação Juína “não possui habilitação jurídica para prosseguir com a sua participação, tendo em vista que na data do certame não preenchia os requisitos legais para recebimento de sua proposta”. Cita ainda que a empresa está inscrita na dívida ativa e sonega em seus balancetes informações de que os ônibus são financiados e não quitados, da existência de dívidas bancárias e, ainda, as pendências com fornecedores e terceiros”.
Segue argumentando que a empresa “não comprovou o seu patrimônio líquido, fazendo apresentação apenas e tão somente do contrato social, que sugere ter os valores que garantiriam o acolhimento de sua proposta nesta fase do certame, que é de habilitação jurídica”. Afirma que diante de tais ilegalidades, “não poderia ser acolhida em nenhuma hipótese à manutenção desta empresa no referido certamente, diante da ausência de habilitação jurídica para participar do Lote I do MIT 6”.
Alega ainda que a participante Viação Juína não fez prova que possui a quantidade de ônibus para participar deste certame, demonstrando-se mais uma vez que sua manutenção no processo “acarretará indiscutível ilegalidade”. Sobre a Genesis Bus, denunciante alega que não possui a classificação de atividade econômica exigida no edital, de modo que não possui habilitação jurídica para participar da licitação pública.
A Tut Transportes argumenta que, embora não tenha participado do certame, “não pode se calar diante das inúmeras ilegalidades existentes ao longo deste processo administrativo. Primeiro, por ser sumariamente impedida de disputar os lotes, em razão das condições impostas pelo Poder Concedente e, segundo, por não concordar com os termos e as exigências do edital”. Por fim, a autora da representação informou que o pedido de apuração de providências está sendo encaminhado também para a Procuradora- Geral de Justiça, para a Assembleia Legislativa, para a Sinfra e para a Comissão Especial de Licitação do certame.
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar






Você precisa estar logado para postar um comentário Login