Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Tropa de choque da PRF age e põe fim a bloqueio de rodovia em Cuiabá

greve dos caminhoneiros

Cerca de duas horas após o bloqueio de trecho da BR-364, em Cuiabá, a tropa de choque da Polícia Rodoviária Federal (PRF) interveio para pôr fim à manifestação, no início da noite deste sábado (28). Essa era a terceira vez que os caminhoneiros interditavam essa via, na saída da capital no sentido a Rondonópolis, a 218 km da capital, sob risco de multa diária de R$ 1 mil, determinada pela Justiça Federal em Mato Grosso.

Não houve confronto, mas para dispersar os manifestantes foi lançado gás lacrimogêneo, segundo a PRF. Depois disso, os caminhoneiros permitiram a passagem dos veículos de carga que estavam parados em fila na rodovia. Eles estavam permitindo apenas o tráfego de carros de passeio, ambulâncias e ônibus..

Essa rodovia tinha sido liberada na manhã de sexta-feira (27), quando a PRF foi ao local para cobrar que a decisão fosse cumprida, já que no dia anterior representantes da polícia e dos caminhoneiros participaram de uma reunião em que foram explicadas as consequências do descumprimento da determinação, mas depois voltou a ser bloqueada.

Leia Também:  Conheça os símbolos que contam a trajetória de Nova Mutum e encantam visitantes

Durante intervalo entre os dois bloqueios ocorridos hoje, os caminhoneiros fizeram um churrasco no acostamento da rodovia, em uma churrasqueira improvisada. Eles assaram costelas bovinas e serviram aos outros caminhoneiros que aderiram ao movimento.

Ao longo deste sábado, contando com Cuiabá, sete trechos das BR-364, 070 e 163 estiveram bloqueados, mas no início da noite, além desse trecho na capital, outro ponto de bloqueio foi liberado pelos caminhoneiros, em Lucas do Rio Verde, a 360 km da capital. Esse foi o primeiro local onde começou o protesto em Mato Grosso, há 10 dias. Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, trecho da BR-364 também foi desbloqueado hoje.

Com isso, continuam bloqueados os seguintes trechos: BR-163, em Sinop (km 839); BR-163 em Sorriso (km 746); BR-163 em Nova Mutum (km 583); BR-070 em Primavera do Leste (no km 274) e BR-364 Diamantino (km 614).

Em algumas cidades do interior do estado, os moradores fizeram atos para apoiar o protesto dos caminhoneiros. Em Diamantino, a 209 km de Cuiabá, moradores bloquearam trecho da BR-364, perto do perímetro urbano, na tarde de hoje e impediram por uma hora até mesmo o tráfego de veículos de passeios e de transporte de passageiros. Depois dessa uma hora, pararam somente os veículos de carga, como explicou Valdenir Teodoro, presidente da Associação Comercial do município.

Leia Também:  Diamantino : Plano Municipal de Saneamento Básico avança com preparação de prognóstico

“Estamos revoltados com o aumento do preço do combustível e com os altos impostos”, afirmou. Segundo ele, a manifestação teve adesão de cerca de mil moradores da cidade. Já em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, foi realizada uma passeata pelas principais avenidas e ruas da cidade, no período da manhã. O comércio também foi fechado durante o ato.

Gabinete de crise
Nesta sexta-feira, segundo a Secretaria de Comunição Social do estado, o governo fez um  um acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) para a alteração da tabela de fretes, a pedido dos caminhoneiros. Após essa reunião, também foi anunciada a criação de um gabinete de crise para acompanhar, intermediar as negociações e fazer um levantamento dos impactos provocados pelos bloqueios.

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Diamantino : Plano Municipal de Saneamento Básico avança com preparação de prognóstico
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA