Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Professores e agentes prisionais param em MT contra reforma da Previdência

agentesprisionais1700pProfessores, agentes prisionais e demais categorias de servidores públicos de Mato Grosso pararam as atividades nesta quarta-feira (15) em protesto contra a reforma da Previdência Social proposta pelo governo federal. O movimento segue calendário nacional de mobilização.

A reforma propõe idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres. O trabalhador que desejar se aposentar recebendo a aposentadoria integral deverá contrinuir por 49 anos, conforme a proposta.

Professores
O sindicato da categoria, o Sintep-MT, disse que a paralisação é de 100% e atinge servidores da rede estadual e municipal, o que representa mais de 100 mil trabalhadores no estado. “A reforma da Previdência atinge a todos os trabalhadores, seja do serviço privado, seja do serviço público”, disse Henrique Nascimento, presidente do sindicato.

Agentes
A paralisação dos agentes penitenciários teve início a partir das 0h e foi aprovado em assembleia geral da categoria realizada no dia 9 de dezembro de 2016. O movimento segue a deliberação da Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen).

Conforme o presidente do sindicato da categoria, o Sindspen, estão sendo mantidos 30% dos agentes que trabalham nos setores administrativos, enquanto os demais pararam totalmente as atividades. Os agentes estão parados em frente às unidades prisionais, disse João Batista.

Leia Também:  Academias, feiras e cultos são suspensos em Diamantino

Profissionais da área meio
Os servidores da chamada área meio do Poder Executivo decidiram em assembleia geral nessa terça-feira (14) parar as atividades por 24 horas. Os profissionais trabalham em diversas secretarias dos estados, nas quais serão mantidos 30% dos atendimentos.

Além da reforma da previdência, os servidores protestam ainda contra a reforma administrativa, a lei do teto de gastos estadual, tentativa de aumentar a alíquota de 11% para 14% da Previdência Estadual.

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Academias, feiras e cultos são suspensos em Diamantino
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA