Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Professora diagnosticada com virose 5 vezes em MT morreu por H1N1, confirma laudo

A Secretaria de Saúde de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, confirmou que o vírus H1N1 foi a causa da morte da professora Camila Ramos de Souza, de 29 anos, no último dia 15. O resultado do exame feito na professora foi divulgado nesta quarta-feira (25).

Camila começou a sentir os sintomas no início do mês e chegou a ser diagnosticada com virose por cinco vezes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Segundo a família dela, em todas as ocasiões, a jovem recebia uma receita para tratar de uma dor de garganta.

A professora morreu com pneumonia bacteriana, no Hospital Regional de Sorriso. Durante o velório dela, o caixão precisou ser lacrado por orientação da equipe médica, para evitar possível contaminação, devido à suspeita de que a paciente estava com o vírus influenza.

Camila dava aula em quatro escolas de Sorriso: as unidades estaduais Arlete Maria Cappellari e Ignácio Schevisnki e as municipais Vila Bela e Papa João Paulo II.

Após a morte dela, pais de alunos chegaram a ficar com receio de levar os filhos para as escolas, apesar da Secretaria Municipal de Educação assegurar que não havia necessidade de suspender as aulas e que as orientações a respeito da higiene dentro das unidades foram redobradas.

Leia Também:  Sine disponibiliza mil vagas de emprego em Mato Grosso

Alta de familiares

Dois parentes da professora chegaram a ser internados de forma preventiva no Hospital Regional de Sorriso com os mesmos sintomas que ela apresentou no início da doença.

De acordo com a diretora do hospital, Luciele Benin, ambos tiveram alta e se encontram bem. Eles passaram por exames para detecção do vírus H1N1.

“Foram colhidos exames que estão em processamento no MT Laboratório, em Cuiabá. Ou seja, os resultados desses exames irão sair mais rápido. Mas os procedimentos [no hospital] não mudaram, porque as precauções são tomadas com todos os pacientes”, disse.

Sintomas e prevenção

A Prefeitura de Sorriso afirmou que vai buscar junto ao Ministério da Saúde a liberação das vacinas para a cobertura da população de risco no município, que é de 14 mil pessoas.

Além disso, o município pede à população para que sejam tomadas as medidas preventivas para evitar a propagação do vírus, coo a higienização constante das mãos e a etiqueta respiratória (cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar).

Leia Também:  Manifestantes protestam contra Temer e pedem 'Diretas Já' na capital

A Secretaria de Saúde também orienta a população a procurar as unidades de saúde em caso de sintomas como febre, coriza, resfriado, dor no peito, dificuldade respiratória e dor de cabeça acentuada.

Segundo a pasta, na segunda-feira (30), apesar de ter sido decretado ponto facultativo no município, todas as unidades de saúde estarão abertas e com equipes reforçadas para atender à população.

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pró-intervenção, caminhoneiro é ferido e se diz decepcionado com Exército - ouça
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA