Destaque
Presídios de MT devem passar por mutirão para reduzir superlotação
Os principais presídios de Mato Grosso devem passar por mutirões carcerários para identificação de presos provisórios e agilização de julgamentos de detentos no estado. A medida faz parte do plano emergencial anunciado pelo governo nesta segunda-feira (16).
De acordo com a assessoria da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT), o mutirão carcerário deve ser feito em unidades prisionais de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Água Boa, Cáceres e Tangará da Serra. Há previsão de mutirões também em Alta Floresta, Aripuanã, Campo Novo do Parecis, Sorriso, Diamantino, Mirassol D’Oeste e Barra do Bugres.
A ação vai tentar identificar presos provisórios sem advogado nas principais unidades penais mato-grossenses. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, coronel Airton Benedito Siqueira, determinou que os diretores das unidades encaminhem a lista dos presos provisórios no prazo de 48 horas.
Conforme a OAB-MT, com a relação dos presos, deverá ser realizado o estudo processual dos casos daquelas pessoas que se encontram presas provisoriamente sem advogado ou defensor público. Outra medida, além da identificação dos processos provisórios, é implementar audiências de custódia em Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.
Durante o período do mutirão, os advogados podem procurar os processos e encaminhar os pedidos que entendem necessários para a revogação da prisão.
Uma reunião na corregedoria-geral da Justiça de Mato Grosso, marcada para às 14h desta terça-feira (17), deverá debater a gestão de vagas no sistema prisional e a realização de mutirões carcerários em Mato Grosso. Vão participar magistrados do Poder Judiciário Estadual, representantes das secretarias de Segurança Pública (Sesp) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Ministério Público, Defensoria Pública e OAB.
Plano
O governo de Mato Grosso anunciou nesta segunda-feira um plano emergencial para melhorar a segurança nos 55 presídios do estado. O documento deve ser apresentado em reunião em Brasília na terça-feira (17). O plano é composto de 12 ações de emergência que devem implantadas nos próximos meses.
O primeiro objetivo, segundo o governo, é ampliar o número de vagas para solucionar o problema da superlotação. Além do número de vagas, o governo deve adquirir um sistema para integrar informações sobre os detentos. Segundo o governo, das 55 unidades prisionais, seis abrigam 50% da população carcerária. Ainda dentro do plano, os servidores dos presídios também devem receber um “aprimoramento profissional”.
Na sexta-feira (13), o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o desembargado Rui Ramos, afirmou que o estado não corre risco de rebeliões nas unidades prisionais.
G1
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar






Você precisa estar logado para postar um comentário Login