Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Prefeito de Diamantino une a sociedade para manter hospital São João Batista aberto

O prefeito Eduardo Capistrano tem se mostrado um elo de ligação entre a administração do Hospital São João Batista (único hospital público do município de Diamantino), empresários, famílias diamantinenses e poder público.

O prefeito com muita humildade ouviu a todos e buscou juntamente com a diretoria do hospital uma solução para manter a unidade de saúde de portas abertas.

Uma conquista efetivada através de parcerias com a comunidade, é a reforma e manutenção do espaço físico do hospital. Outro resultado fantástico, foi a aprovação de um convênio idealizado pelos diretores da instituição e de autoria da prefeitura municipal, que possibilitará a compra de serviço do Hospital.

Em todas estas ações Eduardo Capistrano esteve presente participando das definições nas negociações. “Eu fico muito feliz em ver que o povo de Diamantino é um povo unido e solidário quando é para fazer o bem ao próximo, a reforma do hospital está uma maravilha e todos nós ganhamos com isso. Quero agradecer os vereadores por terem aprovado esse convênio, pois nós entendemos que sem ele seria impossível de manter o Hospital de Diamantino funcionando. No nome da Jane Desbessel, parabenizo todos os diretores e todos os profissionais da área da saúde que se esforçam no atendimento neste hospital”, disse o prefeito.

Leia Também:  Forças policiais impedem invasão de fazenda e apreendem arsenal de armas de fogo em Cocalinho

Eduardo Capistrano aproveitou a visita ao hospital para adotar um apartamento, a exemplo de diversas famílias diamantinenses, o prefeito irá doar materiais para construção que serão utilizados na reforma do quarto.

O convênio firmado com a Organização Não Governamental (ONG) gentílica do município de Nortelândia “Amor a Vida”, possibilita a entidade se responsabilizar pela a administração do Hospital São João Batista e autoriza repasses de R$ 1,5 milhão para a aquisição de consultas, exames, cirurgias eletivas em média, alta complexidade e partos.

O convênio entre o município e a ONG substitui o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro Norte (CISCN) que anteriormente administrava a unidade de saúde até a chegada do novo ente.

Em resumo o Hospital estava fechando devido a situação financeira inviável, ocasionada pela falta de repasses de pelo menos R$ 1,309 milhão por parte do Governo do Estado de Mato Grosso, desde a publicação da portaria 117/2017 da Secretaria do Estado de Saúde. Agora o inverso ocorre, pois além de estar atendendo a população ainda será reformado.

A secretaria municipal de Saúde Cleide Anzil, falou que é um marco histórico mais esta ação voltada para melhorar significativamente o atendimento a saúde no município. “Nós estamos trabalhando junto com a comunidade, e essa ação da administração foi excelente. Nós temos 23 pactuações, isso envolve diminuir algumas doenças, dar atenção em outras como a tuberculose, a hanseníase, atenção na questão hospitalar, no cuidado do parto e em questão dos exames que são feitos nas campanhas. Nosso trabalho não para e o hospital estar funcionando da maneira que está é uma conquista de todos”, disse.

Leia Também:  Pedágio da BR 163 em Nova Mutum pode começar em agosto; valor ainda não foi definido

A jovem diretora do hospital municipal, Jane Desbessel, teve grande contribuição na aprovação do convênio, pois convenceu os vereadores sobre a necessidade urgente do socorro à principal instituição de saúde de Diamantino. “Eu quero agradecer o prefeito Eduardo Capistrano, os vereadores que aprovaram nosso pedido e as famílias que estão apoiando o Hospital, pois sem essa união nós não atingiríamos o resultado que estamos atingindo”, agradeceu.

A ONG além de ser autorizada a vender serviços ao governo municipal continuará recebendo valores do Governo Federal para atendimentos em média e alta complexidade (MAC) que somam aproximadamente R$ 78 mil mensais e está autorizada a realizar atendimentos privados por meio de convênios ou particulares.

Assessoria da Câmara Municipal de Diamantino
Ideal MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Fiscais flagram 900 hectares de desmatamento associado a queimada em MT e 18 pessoas são detidas

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA