Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Polo educacional: Diamantino não perde Secitec e ganha IFMT

IMG_4691
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) assume o prédio das Escolas Técnicas Estaduais (ETE) de Diamantino e Tangará da Serra a partir de 22 de maio. O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, assinou o convênio com o reitor do IFMT, José Bispo Barbosa na presença do prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln, na manhã de segunda-feira (12.05).

Com o IFMT, os dois municípios vão ter mais opções de cursos superiores, pós-graduação e cursos técnicos de ensino médio. Neste ano será feita uma pesquisa para avaliar as economias regionais, os arranjos produtivos para ofertar os cursos específicos para o desenvolvimento local.

Neste ano, por enquanto, o IFMT vai continuar o trabalho da Secitec em ofertar cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos dois municípios.
As Escolas Técnicas vão continuar a funcionar, mas em prédios cedidos pelas Prefeituras. Em Diamantino a ETE será na Universidade Aberta do Brasil (UAB), na antiga escola agrícola.
IMG_4687
O IFMT tem assegurado R$ 1,1 milhão para manutenção de cada escola. Desde 1º de maio, a instituição federal passou a ser responsável pelas despesas dos prédios como água, luz, telefone, internet, segurança, limpeza e a manutenção do prédio. As despesas com a folha de pagamento dos servidores estaduais continuam sendo da Secitec.

Leia Também:  Irã diz que nível de enriquecimento de urânio no país não terá mais limites

O prefeito Juviano Lincoln ressaltou que é mais um ganho educacional para Diamantino e região. “Somos polo educacional, o IFMT vem ampliar nossa rede e efetivar nossa indústria da educação. A economia local terá acréscimo de aproximadamente R$ 7 milhões com a ida do IFMT”, mencionou.

Concurso

O reitor José Bispo Barbosa disse que a partir de julho vai nomear os aprovados nos concursos do IFMT realizado em dezembro do ano passado para começar a trabalhar nas unidades. “Vamos abrir novo concurso público para professor e técnicos de nível superior. As unidades vão ter 60 professores, 50 técnicos e cerca de 1,2 mil alunos”, explicou.

O secretário de Ciência e Tecnologia comentou que a parceria com o IFMT é importante para ampliação da oferta de cursos técnicos de nível superior. A Secitec vai continuar o trabalho com os cursos de nível médio. “O convênio vai permitir fomento na economia local além de transformar essas cidades em polos educacionais e oferecer novas oportunidades para a população”.

Além do secretário e do reitor, participaram da assinatura do convênio o deputado estadual Wagner Ramos, o deputado federal Eliene Lima, prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln; o diretor do campus do IFMT, Nelson Suzuki; o secretário de Esportes, Lazer e Turismo de Diamantino, Euclides Eurico das Neves; o diretor da ETE de Diamantino, Carlos Luciani; secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia, Adriano Breunig; e o presidente do Conselho Estadual de Educação, Agnaldo Garrido.

Leia Também:  Ônibus capota e quatro passageiros morrem em acidente entre Mutum e Lucas

Fonte: Assessoria de Imprensa (ASCOM / Secitec)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Banco americano doa US$ 1 milhão para governo investir em pesquisa em MT
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA