Destaque
Pesquisadores mapeiam plantas de parque de MT propensas à queimada
Há cerca de dois meses, dois pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), têm percorrido o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, para mapear as características das planas da região. O trabalho deve servir para indicar, através dos dados coletados, quais pontos do parque estão mais propensos às queimadas.
“Ao final de todo esse processo, poderemos detectar as características fisiológicas dessas plantas e baseado nesses dados, utilizaremos possivelmente essas espécies como indicadores para reflorestamento”, explicou o pesquisador James de Moraes.
Conforme frisou James, é necessário cautela para realizar o trabalho de campo para manter a qualidade e a integridade dos dados recolhidos. As amostras começaram a ser coletadas em junho deste ano. A cada 15 dias a dupla recolhe folhas e porções de terra que são encaminhadas para o laboratório da universidade. As espécies são identificadas e localizadas por um aparelho de GPS.
“Nós vamos fazer um levantamento agora da retenção de água, de umidade nas folhas dessas plantas. Então, com esse levantamento nós podemos mapear as áreas que são mais frágeis, porque se houver abundância de uma determinada espécie em uma área cuja espécie já tem pouca água na folha é bem provável que essa área do parque estaria mais propensa a incêndios”, disse o pesquisador Alan Tocantins.
Pelo menos nove espécies foram encontradas em abundância no parque, entre elas pequizeiros, carvoeiros, coroas de frade e perobinha do cerrado. Todas as vegetações típicas do cerrado. São árvores pequenas, retorcidas e de troncos secos. Características que facilitam as queimadas.
Nos últimos dois anos, foram registrados mais de cem focos dentro e no entorno do parque. Em geral, as árvores encontradas são sobreviventes de queimadas, além de resistirem às chuvas do verão, depois a um longo período de estiagem.
G1 MT
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Cidades5 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito5 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade5 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente5 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça5 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde5 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito5 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades5 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador






Você precisa estar logado para postar um comentário Login