Destaque
Novo chefe da PF em MT já avisa que Ararath terá novas fases
Problemas ambientais, principalmente nas áreas indígenas, tráfico de drogas, combate ao crime organizado e a estrutura da Polícia Federal de Mato Grosso são os principais desafios do novo superintendente da instituição, delegado Marcos Antônio Farias, empossado na tarde desta terça-feira.
Outro desafio dele é continuar com as investigações da Operação Ararath. Ele admitiu que novas fazem devem ocorrer no transcorrer dos trabalhos. “Estou assumindo hoje, então fica difícil falar sobre desdobramento de operações realizadas, mas com certeza devem ocorrer sim”, comentou ao ser questionada sobre a operação Ararath, que resultou na prisão do ex-secretário Éder Moraes, entre outros envolvidos com a administração pública, por desvio de recursos públicos.
Segundo Marcos Antônio Farias, a investigação ainda está na fase de análise de documentos apreendidos e dos depoimentos de testemunhas coletados durante as cinco fases já realizadas. “Todo material coletado passa por análise e novos desdobramentos podem acontecer com o transcorrer dos trabalhos de investigação”, frisou.
Conforme o delegado, a demanda de trabalho no Estado é crescente, o que reflete na necessidade constante de ampliação do efetivo. Ele frisa que a PF de Mato Grosso está entre as Polícias do Brasil com maior atuação.
Cita que Mato Grosso conta com ampla fronteira com a Bolívia e proximidade com o Paraguai, países com tráfico de drogas intenso, além de ter amplo território indígena e áreas de preservação ambiental. Há ainda as investigações em decorrência da existência de crimes organizados.
Sobre a estrutura do prédio, onde funciona a Superintendência em Cuiabá, aponta que passará por reformas no próximo ano. A verba destinada à recuperação do espaço é da ordem de R$ 2,5 milhões e está a disposição da PF de Mato Grosso.
Farias frisou que pedirá ampliação do efetivo à Regional e lembrou que há previsão de novo concurso para ampliar o quadro de servidores.
CURRÍCULO – Farias ingressou na Polícia Federal como delegado, em 1999, na delegacia de Foz do Iguaçu (PR), onde permaneceu até 2003 e foi removido para PF de Mato Grosso, onde atuou como delegado Regional de Combate ao Crime Organizado e delegado Regional Executivo até 2006. Retornou a Cuiabá como delegado Regional Executivo em 2008. De 2012 e 2013 exerceu a função de Chefe da Delegacia de Imigração de Mato Grosso.
O Divisor
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Polícia3 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito3 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes1 dia atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia3 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo3 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar






Você precisa estar logado para postar um comentário Login