Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

MT tem 2 escolas ocupadas contra iniciativa privada administrar unidades

ppp

A Escola Estadual Marlene Marques Barros, no Bairro Jardim Imperial, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foi ocupada por cerca de 50 estudantes, na noite desta quarta-feira (25). Eles são contrários ao projeto do governo do estado, que prevê transferir a gestão das escolas públicas para a iniciativa privada, por meio de Parceria Público Privada (PPP).

Essa é a terceira ocupada pelos manifestantes. No entanto, uma delas, a Escola Estadual Dunga Rodrigues, no Bairro Jardim Maringá II, também em Várzea Grande, a foi esvaziada após outro grupo, que não fazia parte de nenhuma entidade de classe, se juntar ao movimento e tentar depredar o patrimônio público, segundo Gabriel Henrique Silva, vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME).

“Um grupo de anarquistas apareceu na escola após a ocupação e falaram que não iriam desocupar a escola e que nós deveriamos seguir as regras deles. No 2º dia de ocupação [na terça-feira] à noite, fizemos uma reunião e decidimos desocupar a escola. Eles queriam pichar, arrombar a porta da escola e nós não compactuamos com essas ideias”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Nova Mutum promove curso sobre atualização da sinalização viária

Com isso, são duas unidades tomadas. A ocupação da Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro, no Bairro Ipase, em Várzea Grande, entrou no 5º dia. Pouco mais de 100 estudantes estão dormindo em barracas montadas no pátio e nas salas de aula. Eles vêm recebendo doações de alimentos para manter o movimento, liderado pela AME.

“Eles querem terceirizar as escolas e a gente não quer isso. A gente tem que votar se quer ou não quer terceirizar. A questão é que cozinheiros vão perder o emprego”, disse o estudante Renan Oliveira.

A ocupação na Elmaz Gattas começou na noite do último domingo (22). Na segunda-feira (23), um representante da Casa Civil tentou negociar a desocupação, o que não foi aceito pelos estudantes.

Pelo projeto do governo estadual, inicialmente, 76 unidades e 15 Centros de Formação de Professores passariam a ser administradas por uma empresa escolhida por meio de licitação. Ela ficaria responsável por obras de construção, reforma e manutenção das unidades. A área pedagógica permaneceria com os servidores públicos. Para os estudantes, seria o início de um processo de privatização da rede estadual de ensino.

Leia Também:  Governo sanciona lei que cria verba extra de até R$ 2.250 a profissionais da saúde durante a pandemia em MT

O governo do estado vem anunciando que pretende visitar as escolas que fazem parte dessa lista pra debater a implantação da PPP. Devem ser realizadas audiências públicas com a participação da comunidade escolar. Argumentou ainda que nenhuma decisão vai ser tomada se o projeto não for bem recebido.

Durante as ocupações, segundo o presidente da AME, Juarez França, os estudantes têm feito atividades e até se preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Temos recebido muitas doações e isso mostra que a sociedade apoia a causa”, afirmou. Ele informou que o governo ainda não fez nenhuma proposta e que os estudantes o aguardam nas escolas ocupadas. “O governador Pedro Taques está visitando apenas as escolas centrais”, reclamou.

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Dos 51 mil eleitores que não votaram, 12% regularizaram
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA