Destaque
MT tem 14 casos confirmados de microcefalia e 133 sob investigação
O número de casos confirmados de microcefalia em Mato Grosso é de 14, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (7) pela Secretaria de Saúde do estado, sendo 10 em Rondonópolis, dois em Sorriso, um em Cuiabá e um em Primavera do Leste. De acordo com os números, dos 198 casos notificados no estado, 113 ainda estão sendo investigados e outros 71 já foram descartados. Os dados são até o dia 2 de abril de 2016.
Bebês que nascem com microcefalia têm o cérebro de tamanho menor do que o normal. De acordo com o parâmetro adotado pelo Ministério da Saúde, em conformidade com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), recém-nascidos com microcefalia têm perímetro cefálico igual ou menor a 31,9 cm para meninos e igual ou inferior a 31,5 cm para meninas.
Os municípios com maior número de casos suspeitos de microcefalia que ainda estão sob investigação são Rondonópolis, a 218 km da capital, com 60 notificações, e Cuiabá, com 13. Também há registros em Cáceres (4), Mirassol D’Oeste (3), São José do Povo (3), Sapezal (3), Várzea Grande (3), Itiquira (2) e Barra do Garças (1), entre outros municípios.
Mortes
Dos casos notificados, nove acabaram evoluindo para mortes depois do parto ou durante a gestação – aborto ou natimorto – entre 2015 e 2016. Em relação à última semana, a mais recente morte ocorreu em Primavera do Leste, sendo um aborto de uma mãe que foi diagnosticada com o vírus da zika.
Outras cinco mortes ainda estão sendo investigadas, sendo quatro em Cuiabá e uma em Sinop.
G1 MT
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar







Você precisa estar logado para postar um comentário Login