Destaque
Mato Grosso registra aumento de 79% nos casos de dengue
Mato Grosso registra aumento de 79% nos casos de dengue e tem classificação de alto risco para a ocorrência da doença. Este ano, 3 mortes já foram confirmadas e duas estão em investigação.
Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foram registrados 12.325 casos de dengue até o dia 27 de julho. No mesmo período do ano passado, foram 6.868 notificações.
Os números indicam que antes a incidência de casos era de 205 casos em um grupo de 100 mil habitantes. Agora, essa taxa subiu para 368 casos. O município com o maior risco é Sinop (500 km ao norte de Cuiabá).
Na cidade foram 1.368 notificações, em 2019. No ano anterior, 354. O aumento é de 286%. A incidência saltou de 260 casos para 1.006 a cada 100 mil habitantes. Rondonópolis, por sua vez, está com risco médio, apesar da variação de 541%.
Em 2018, foram 96 registros, este ano são 616. Apesar dos altos números, os dois municípios não contam com óbitos confirmados ou em investigação. As confirmações foram em Confresa, Primavera do Leste e São Félix do Araguaia.
Os registros que ainda aguardam resultado foram em Alto Araguaia e Canarana. A Grande Cuiabá está com baixo risco para a ocorrência da dengue. Em Cuiabá, de acordo com o boletim, foram notificados 384 casos este ano. Em Várzea Grande, 54.
No ano passado, foram 1.283 e 1.480 notificações nos respectivos municípios. Com relação às demais doenças causadas pelo Aedes aegypti, os riscos em Mato Grosso são baixos e apresentam queda nos registros em comparação a 2018.
Não há nenhuma cidade com risco médio ou alto. A chikungunya teve uma redução de 95% dos casos. Este ano, foram 652 notificações e, em 2018, 13.006. A zika teve redução menor, de 69%, ao sair de 870 registros no ano passado e chegar a 269 em 2019.
O Bom da Notícia
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Cidades5 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito5 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade5 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente5 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça5 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde5 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito5 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades5 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador






Você precisa estar logado para postar um comentário Login