Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Jovem de 24 anos passa mal e perde consciência em veículo sob forte sol em MT

Jovem de 24 anos não identificado passou mal dentro de um veículo sob o sol forte, na avenida Júlio Campos, em Várzea Grande, e precisou ser socorrido pela Guarda Municipal, na tarde desta terça-feira (26). A vítima chegou a ficar inconsciente.

De acordo com a Guarda Municipal, uma guarnição passava pela avenida quando avistou uma aglomeração de pessoas em um veículo, próximo a uma loja de tintas. As testemunhas informaram que um homem estava passando mal dentro do carro.

A equipe se aproximou e verificou que o jovem estava inconsciente, sentado no banco do carro, com pessoas tentando realizar uma massagem cardíaca nele.

De imediato, os oficiais retiraram a vítima do veículo e a levaram para loja, onde estava com clima mais ameno e arejado. Em seguida, deitaram o rapaz e soltaram os botões e cinto da calça para melhor a ventilação.

Logo, o jovem foi voltando à consciência e respondeu algumas perguntas da equipe.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a vítima para o Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande.

Leia Também:  Prepare o casaco: Último fim de semana de maio terá queda nas temperaturas em Cuiabá e Chapada

Calor extremo

Na tarde desta terça-feira, Cuiabá e Várzea Grande registraram 41˚C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ondas de calor estão assolando todo o Brasil, gerando a emissão de alertas meteorológicos, representando riscos à saúde, sendo eles: baixa umidade relativa do ar e onda de calor com mais de 5˚C acima da média.

Para esta semana em Mato Grosso, o Inmet prevê uma variação de 30% a 20% na umidade relativa do ar, além da onda de calor, que dura, ao todo, mais de cinco dias.

Como recomendação à saúde, deve-se ingerir bastante líquido para manter a hidratação do corpo e evitar a exposição solar nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h.

Mayara Campos/Olhar Direto

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Água

Águas de Paranatinga assume operação do sistema de esgotamento sanitário do município

Empresa está comprometida em atingir 70% de cobertura de esgoto até 2030

A Águas de Paranatinga iniciou em setembro a operação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município, em conformidade com o contrato de concessão vigente. Com investimento previsto de aproximadamente R$ 23,8 milhões nos próximos quatro anos, a empresa pretende ampliar significativamente o acesso ao saneamento básico — serviço essencial para a saúde pública e a qualidade de vida da população. Presente em Paranatinga desde 2015, a concessionária já é responsável pela captação, tratamento e distribuição de água potável. Agora, assume também a coleta e o tratamento do esgoto sanitário, que atualmente atende apenas 20% da população urbana. Segundo Arildo Viana, diretor-presidente da Águas de Paranatinga, o novo acordo firmado com a Prefeitura Municipal, com mediação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, representa um avanço na qualidade dos serviços. “Estamos ansiosos para contribuir com a transformação do saneamento em Paranatinga, pois sabemos o impacto direto que isso tem na saúde, educação e bem-estar da população”, afirmou. As obras de expansão da rede de esgoto estão previstas para iniciar ainda este ano, com melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), ampliação da rede coletora e instalação de novas conexões. A empresa também disponibilizará equipes locais para manutenção diária e caminhões hidrojato para desobstrução da rede. Como medida complementar, foi firmado o Termo de Compromisso Ambiental (TCA), publicado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), que define diretrizes técnicas e ambientais para a operação e expansão do sistema. O TCA estabelece, entre outros pontos, o cumprimento de parâmetros de qualidade no tratamento de efluentes, a apresentação de planos de monitoramento e operação, bem como a responsabilidade técnica de profissionais devidamente habilitados. A cobrança pelo serviço de esgoto será iniciada para os imóveis já conectados à rede coletora, com tarifa correspondente a 90% do valor da água. Usuários cadastrados no CadÚnico e beneficiários da Tarifa Social terão direito a 50% de desconto. Atualmente, cerca de 6 mil pessoas em Paranatinga estão aptas a receber esse benefício. Com o início da operação, a Águas de Paranatinga dará prioridade à recuperação das Estações Elevatórias de Esgoto, com o objetivo de reduzir os extravasamentos — uma das principais queixas da população. “Nosso foco inicial será regularizar a infraestrutura existente, para depois expandir a rede para outros bairros”, explicou Letícia Yule, gerente de operações da empresa.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  IPVA com desconto de 5% pode ser pago até dia 10 de maio em MT
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA