Destaque
Governo de MT tem dificuldade em frete para transportar respiradores comprados na China e diz que transporte está 10 vezes mais caro
O governo de Mato Grosso tem dificuldades no frete aéreo para transportar 120 respiradores que foram comprados na China para ajudar no tratamento de pacientes com coronavírus (Covid-19). A situação foi comentada nesta quarta-feira (22) pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.
As aquisições foram feitas na China, porque não há o produto para ser comprado no mercado brasileiro.
São 120 respiradores, sendo 100 fixos e 20 portáteis, além de peças a mais como reserva.
“O prazo para fabricação era na data de ontem (terça-feira). O governo tem dificuldade em contratar o frete. O valor para o transporte foi multiplicado por 10 vezes, está mais caro”, declarou o secretário.
Mato Grosso tem disponível na rede pública de saúde 813 respiradores mecânicos em todo o estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), esses aparelhos estão nos Hospitais Regionais e unidades de saúde em 38 municípios.
O equipamento é usado para tratar pacientes com problemas respiratórios graves, como os causados pela Covid-19.
Aproximadamente 73% dos municípios do estado não tem um respirador mecânico disponível para pacientes nas unidades de saúde, de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
Já um estudo do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) mostrou que menos da metade dos municípios de Mato Grosso tem leitos de UTI com respiradores para tratamento de pacientes com Covid-19.
Coronavírus em Mato Grosso
Mato Grosso permanece com 181 casos confirmados da Covid-19, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), divulgados nesta terça-feira (21).
Dos 181 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 73 estão em isolamento domiciliar e 89 estão recuperados. Há ainda 13 pacientes hospitalizados, sendo 3 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pública e 1 em leito clínico público.
No boletim desta terça, a SES divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 24 leitos de UTI e 226 leitos de enfermaria especificamente destinados para pacientes com coronavírus no estado.
G1
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Cidades6 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito6 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade6 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente6 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça6 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde6 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito6 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades6 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador







Você precisa estar logado para postar um comentário Login