Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Esquema previa ‘troca de licitações’ da Educação em MT, diz MP

mp

Os empresários denunciados pelo Ministério Público estadual (MPE) por suposta montagem de cartel para fraudar licitações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) acertavam até mesmo a possibilidade de troca de licitações entre membros do grupo caso algum imprevisto impedisse o ganhador determinado para cada certame de vencer a concorrência.

Os detalhes do suposto esquema e a forma como cada um dos membros se beneficiava consta na denúncia oferecida pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) à juíza Selma Arruda, da 7ª Vara de Cuiabá, contra 19 empresários e três servidores da Seduc investigados na operação Rêmora. Eles podem responder pelos crimes de constituição de organização criminosa, formação de cartel, corrupção passiva e fraude em licitação.

Conforme consta na denúncia, em uma reunião realizada no dia 9 de outubro de 2015, que foi gravada pelo Gaeco, 18 empresários denunciados – além de outros ainda não identificados – participaram da divisão de um pacote de obras da Seduc, sendo que algumas das licitações nem mesmo haviam sido publicadas. As obras referem-se a reforma ou construções em escolas estaduais de diversos municípios do estado.

Leia Também:  Liderança de caminhoneiros rechaça paralisação na quarta-feira

Na reunião, de acordo com o Gaeco, pelo menos 18 dos empresários denunciados “ajustaram a forma pela qual cada um contribuiria para eliminar a concorrência em cada certame e assim garantir que os escolhidos de cada certame fossem efetivamente os vencedores”.

Foi acertado na ocasião, segundo a denúncia, qual empreiteira venceria cada licitação e quais seriam as demais que simulariam concorrência em cada certame, dando “lances artificiosos”. Os valores dos lances que seriam feitos para determinar a empresa vencedora de cada licitação também era ajustado, bem como proceder caso algo não saísse como o planejado.

“Desta forma, os denunciados, todos presentes na reunião, ajustaram […] a possibilidade de troca de licitações entre os presentes caso surgisse circunstância imprevista que impedisse o ganhador da vez de lograr êxito em vencer o certame”, diz trecho da denúncia.

Contratos
Conforme o MP, os contratos envolvendo os denunciados somam R$ 56 milhões. Inclusive,16 desses contratos, no valor de R$ R$ 20,7 milhões, foram suspensos temporariamente pela Seduc, pelo prazo de 60 dias, para averiguação. Esses contratos dizem respeito a obras de construções de quadras poliesportivas, de cozinhas e de refeitórios, reformas de calçadas e banheiros, instalação elétrica e obras de acessibilidade em escolas estaduais nos municípios de Santo Antônio do Leverger, Rondonópolis, Cuiabá, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Tapurah, Várzea Grande, Nobres e Cláudia.

Leia Também:  Mais de 4,5 mil acidentes de trânsito são registrados de janeiro a setembro deste ano em MT

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MT investirá R$ 5 milhões em programa para alavancar cultivo do café
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA