Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Enfermeira investigada por mortes de idosos em abrigo em MT e furto de dinheiro se diz alvo de perseguição

A enfermeira investigada devido ao alto número de mortes no Lar dos Idosos Paul Percis Harris, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, disse ser alvo de perseguição. Ela é suspeita de atual ilegalmente como médica, suspendendo a medicação de internos.

No inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Estadual (MPE), também é apurado o sumiço de R$ 56 mil que pertencia a um idoso que faleceu em fevereiro do ano passado, 20 dias após ter dado entrada no local. No atestado de óbito do idoso, consta morte súbita ou desconhecida.

À reportagem, a enfermeira negou as acusações e disse que pediu demissão do Lar.

“Não tenho nada a esconder. Quem esteve comigo sabe da minha postura. Pedi conta porque estava muito pesado e era muita perseguição”, disse.

A Polícia Civil também está investigando o caso e agora está colhendo depoimentos de testemunhas. A enfermeira, segundo a polícia, já foi ouvida nessa quarta-feira (11).

O inquérito aberto pela polícia tem prazo de 30 dias para ser concluído. Essa investigação corre paralelamente ao inquérito instaurado pelo MPE.

Leia Também:  Escolas públicas de MT estão com problemas de estrutura nas salas

“Esses depoimentos são fundamentais para nós, pois são pessoas que são responsáveis pelo lar e vão pode esclarecer a dimensão disso e de fato o que ocorreu”, disse a delegada Lígia Pinto.

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT) disse que abriu procedimento investigatório e que, em caso de infração ética, o processo deverá seguir os trâmites da resolução citada, em que o julgamento será feito depois da emissão de relatório elaborado pela comissão instruída.

“Nossa fiscalização já esteve no local e fez um levantamento das informações. Estamos aguardando o relatório e, assim que chegar, vamos instituir um procedimento ético que vai para a administração. O conselheiro vai analisar e fazer um parecer e instituiu um procedimento ético e partimos para fase de instrução e julgamento, garantindo a ela o direito a contraditório e ampla defesa”, explicou o presidente do Conselho, Antônio César Ribeiro.

Investigação

No inquérito, o MPE cita o alto número de mortes no abrigo em 2019. Segundo o órgão, em 2017 foram registradas sete mortes, em 2018 foram nove mortes e, em 2019, foram registradas 20 mortes no local.

Leia Também:  Emerson Andrade é o candidato mais rico nas eleições proporcionais em Nobres

O presidente do Lar dos Idosos Paul Percis Harris, Emerson Douglas Airoldi, diz que o dinheiro foi depositado na conta da instituição e está à disposição da Justiça. Quanto à atuação da enfermeira, Emerson esclarece que ela foi demitida e defende que, se ela cometeu erros, deve pagar por eles.

Por outro lado, em relação à denúncia de que a enfermeira teria suspendido a medicação de uma idosa que precisava utilizar morfina devido a dores crônicas causadas por um câncer, Emerson diz que o remédio havia sido prescrito por um médico de Cuiabá e que, ao chegar em Rondonópolis, a idosa foi atendida por um geriatra que trocou as medicações utilizadas por ela.

Conforme a portaria, assinada pela promotora de Justiça Joana Maria Bortoni Ninis, o MPE recebeu denúncias do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Rondonópolis e da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.

G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Servidores penitenciários de MT fazem paralisação e visitas são suspensas
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA