Destaque
Com 14 usinas, MT é o 2º maior produtor de biodiesel do país
Mato Grosso é o segundo maior produtor de biodiesel do país e tem 14 usinas instaladas. Em 2018, foram comercializados mais de R$ 5 bilhões de litros de biodiesel no estado. Assim como outros biocombustíveis, o biodiesel usa fontes renováveis de energia. A soja é uma das principais matérias-primas para produção do biodiesel.
De acordo com Daniel Latorraca, economista do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), com o fomento do biodiesel, a agroindústria fica estimulada e por consequência da produção de soja.
Os especialistas e produtores de combustíveis dizem que a expectativa do setor é de que, a partir deste mês, a mistura do biodiesel no diesel aumente de 10% para 11%. Esse percentual deve chegar a 15% até 2023.
No Brasil, a comercialização de biodiesel é feita por meio de leilões públicos organizados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). No total, são 51 usinas produtoras. Uma delas fica em Sorriso, a 420 km da capital. Em Mato Grosso, são produzidos 290 mil litros de biodiesel por dia.
Estênio Carvalho, gerente da usina em Sorriso, contou que no último leilão, do total da produção mato-grossense, 61% foram para região norte do país, 21% para o nordeste e 18%, para o centro-oeste.
Segundo Rodrigo Guerra, vice-presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel Nacional (Aprobio), o mercado do biodiesel está aquecido.
“Necessitamos de mais investimentos tanto na ampliação das próprias instalações, como para entrada de novos players para atender o mercado no futuro”, comentou.
Segundo pesquisadores, a fumaça preta que sai do motor dos veículos à diesel que não usam filtros não são benéficos. A fumaça tem partículas de gás carbônico (co2) que, quando são liberadas na atmosfera, contribuem para o aquecimento global. Para amenizar os impactos decorrentes dessa queima de combustível, foi desenvolvido o biodiesel.
Evandro Luiz, pesquisador do Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), explicou que o biodiesel é um combustível oxigenado e que contém o átomo de oxigênio (o2) que não tem no diesel. Esse oxigênio presente no óleo vegetal é que gera uma queima melhorada do combustível no motor e possibilita a redução nos gases do efeito estufa.
G1


Destaque
Jovem que espalhou glitter no carro e no apartamento do ex pode responder por dano ao patrimônio? Entenda
O vídeo, que já soma mais 11 de milhões de visualizações no TikTok, dividiu opiniões. O g1 ouviu um advogado especialista em direito patrimonial para entender o que pode acontecer.
A cuiabana Rafaela Bressan Dela Justina, de 28 anos, viralizou nas redes sociais ao publicar um vídeo em que espalha glitter no carro e no apartamento do ex-namorado, depois de descobrir uma traição. A gravação, feita em 27 de setembro, 17 dias após o término do casal, já soma mais de 11 milhões de visualizações no TikTok.
🤔O vídeo dividiu opiniões. Enquanto alguns internautas elogiaram a “criatividade” da vingança, outros questionaram se a atitude poderia ter consequências legais. Afinal, e agora? O que pode acontecer?
O g1 ouviu o advogado Carlos Frederick, especialista em direito patrimonial, que explicou que Rafaela pode responder por dano material, caso algum bem tenha sido danificado, como equipamentos eletrônicos, móveis ou objetos pessoais.
Além disso, ela poderia responder por violação de domicílio, caso não tivesse autorização para entrar no imóvel. No entanto, a jovem alega que foi autorizada a entrada dela no apartamento.
“Ainda que ela não tenha mencionado o nome ou mostrado o rosto dele, pessoas próximas, como amigos e familiares, podem identificar quem é o ex. Isso também já é suficiente para fundamentar um pedido de indenização por dano moral, na esfera civil”, disse.
O advogado destacou ainda que o fato de o vídeo ter viralizado não agrava a situação na esfera criminal, mas pode ser considerado pelo juiz na análise de um possível dano moral, já que amplia a exposição da vítima.
✨Entenda o caso
A vingança brilhante — literalmente — de Rafaela tomou conta do TikTok na última semana. Ao g1, Rafaela contou que decidiu fazer a “redecoração reluzente” depois de confirmar que o ex convidou outra pessoa para sair enquanto ainda estavam juntos.
Segundo a autora, ela usava a rede social para compartilhar conteúdos de trabalho, mas foi incentivada pelas amigas a compartilhar o caso, inspirada na teoria da socióloga Silvia Viana, que diz que mesmo em meio a situações repugnantes, “precisa ter sua exposição ainda mais refinada”.
G1 MT
-
Mato Grosso5 dias atrás
Janaina não mede esforços para incluir recursos ao Hospital de Câncer no orçamento de 2026
-
É Direito7 dias atrás
MP pede cassação de Chico Gamba por ‘sequestro de seguidores’; recurso segue para o TSE
-
Cidades7 dias atrás
Homem é preso após abusar de criança de 1 ano e 6 meses em Tangará
-
Destaque5 dias atrás
Jovem que espalhou glitter no carro e no apartamento do ex pode responder por dano ao patrimônio? Entenda
-
Animais5 dias atrás
Caramelo brinca de ‘pega-pega’ com capivara em parque de Cuiabá
-
Acidente5 dias atrás
Acidente entre caminhão de mercado e carreta deixa motorista em estado grave entre Sorriso e Lucas do Rio Verde
-
Diamantino5 dias atrás
Escola Brás Maimoni celebra resultados dos Projetos JEEP e “A União Faz a Vida” em evento com participação ativa da comunidade
-
Cidades5 dias atrás
Colíder aceita renúncia fiscal de R$ 174 mil de ex-prefeito Celso
Você precisa estar logado para postar um comentário Login