Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Após 2 anos de preparação, jovem de MT aguarda reconstrução do rosto

oziel

Três anos após arrecadar R$ 140 mil por meio de uma campanha na internet, o jovem Oziel de Oliveira, de 25 anos, que mora em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, vive a expectativa de passar por uma cirurgia de reconstrução facial, marcada para agosto deste ano. Há mais de dois anos, ele está com um tubo de silicone nas costas para o alargamento da pele que deverá ser enxertada no rosto por um médico especialista em cirurgia plástica vascular.

Oziel ficou com o rosto deformado após enfrentar um câncer bucal, detectado na época em que ele tinha 10 anos. “Está quase na hora de retirar [o material]. É demorado, é complicado, mas tenho fé que vai dar certo”, disse. Se essa cirurgia não certo, ele afirmou que ‘não haverá mais alternativa’, já que não tem mais de onde retirar tecido para a reconstrução da face. Oziel disse já ter feito pelo menos 50 cirurgias. A minoria delas deu certo.

Em 2012, o efeito da campanha na web ganhou repercussão. Até então, ele tinha recebido R$ 100 mil e depois conseguiu arrecadar mais R$ 40 mil. Oziel contou que guardou o dinheiro exclusivamente para esse procedimento cirúrgico. Dessa quantia, ele disse ter usado somente R$ 10 mil para a implantação do alargador de silicone.

Leia Também:  Monitoramento eletrônico chega às 79 comarcas de MT

Depois do enxerto de pele, o jovem, que trabalha como motorista em um supermercado de Lucas do Rio Verde, deve passar por outras cirurgias plásticas reparadoras para o aperfeiçoamento dos traços do rosto. “O médico falou que não posso ter pressa. Primeiro, é preciso aguardar o resultado dessa primeira cirurgia, pois o risco de rejeição [da pele] é muito alto”, contou. A cirurgia deve ser realizada em São Paulo.

Apesar das dificuldades, Oziel tenta levar uma vida normal. Caçula de seis irmãos, ele tem namorada e trabalha. Porém, em determinado momento, quando o tratamento requereu mais tempo, ele abandonou os estudos.

Diariamente, ele usa uma máscara cirúrgica para evitar a exposição do rosto. Além da questão estética, o dano na face o prejudica para respirar e se alimentar.

A doença
Com uma saliência em um dente, Oziel foi levado pelo pai ao dentista quando tinha 9 anos. Ele contou que o dentista se assustou ao ver o ‘corpo estranho’ e, então, os pais foram com ele para Cuiabá, onde foi feito um exame apontando que as causas do problema seria uma bactéria causada por capim e então começou um tratamento contra essa bactéria. O tratamento durou três anos, mas a cada dia a situação ficava pior.

Leia Também:  Delegado fala sobre mais um homicídio acontecido em Alto Paraguai

O câncer se alastrou para o rosto. A família o levou para São Paulo, onde foi internado. Após biópsia e constatação da doença, ele foi submetido a uma cirurgia para retirada da área afetada. Logo em seguida, foi feito um enxerto de pele, mas houve rejeição e o implante foi removido. Outras tentativas de implante foram feitas, mas todas sem sucesso, como relata Oziel em sua página na internet.

Sequestro
O dinheiro arrecadado na campanha chamou a atenção de criminosos. Em junho de 2012, ele foi sequestrado, em Lucas do Rio Verde, em uma noite de domingo logo depois de deixar a namorada em casa. O jovem passou mais de 10 horas em poder dos assaltantes em um cativeiro e foi resgatado pelos policiais minutos depois de entrar em uma agência bancária da cidade para tentar sacar o dinheiro solicitado pelos criminosos. O dinheiro não foi levado e os suspeitos do crime não foram presos.

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).

O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.

A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).

ONDE FICA?

O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Continuam abertas inscrições para vestibulares e pós-graduações em Diamantino
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA