Destaque
150 famílias serão “despejadas” no interior de Mato Grosso
150 famílias que ocupam uma área na cidade de Castanheira (à 790 km de Cuiabá), correm o risco de despejo iminente. Isto porque, o juiz da Segunda Vara de Direito Agrário de Cuiabá, Carlos Roberto de Campos, determinou a reintegração da posse imediata do espólio de Thomas Antônio Rossito e Manoel Donilio dos Santos, inclusive com determinação de prisão, caso haja o descumprimento da decisão.
“Que o OFICIAL DE JUSTIÇA, verificando que os que ali se encontram estão descumprindo ORDEM JUDICIAL, solicite à força policial, a PRISÃO EM FLAGRANTE dos que ali forem encontrados e o seu encaminhamento à autoridade policial para as providências cabíveis” cita decisão.
O juiz ainda proibiu a demolição ou destruição de benfeitorias realizadas no local.
As famílias estão na área há mais de 10 anos e representam 30% da produção leiteira da região.
Os responsáveis pela ação judicial não são proprietários da fazenda, mas detinham o domínio da área, que fora dada em garantia ao Banco do Brasil em um empréstimo vultuoso contraído.
Embora o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) tenha demonstrado interesse na desapropriação da área, que antes da ocupação era considerada área improdutiva, a demora no procedimento poderá causar o despejo das famílias.
As famílias pediram prazo para desocupação, já que não possuem destino certo, sobretudo, porque existem mais de 50 crianças, filhos dos pequenos agricultores na área, entretanto, o magistrado negou o pedido.
Todas as crianças estão matriculadas em escolas da região e estão no meio do ano letivo, o que causará impacto negativo no ensino.
Além disso, os pequenos agricultores não possuem um local adequado para levar os animais utilizados na extração do leite.
VG Notícias
Cidades
“Gilmarmendelândia” : Cúpula política de MT lança novo distrito que pode se tornar cidade

Um evento de “grosso calibre” político marcou a manhã deste sábado (21) no interior de Mato Grosso. Autoridades de diversas esferas se reuniram para o lançamento oficial do distrito de “Gilmarlândia”, batizado em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, este natural de Diamantino (a 182 km de Cuiabá).
O lançamento atendeu a um chamado direto do megaempresário do agronegócio Eraí Maggi. Através de um áudio, divulgado via WhatsApp, Eraí convocou as principais lideranças do estado para prestigiar o empreendimento, que já conta com planejamento e mapa definidos.
A lista de autoridades presentes no evento reflete a influência do homenageado e do organizador,. O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), e o deputado estadual Max Russi (PSB) já estavam no local do lançamento pela manhã. E aguardavam as chegadas do próprio ministro Gilmar Mendes e do governador Mauro Mendes (União).
ONDE FICA?
O novo distrito será situado após o Trevo da Libra, entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis. O território é estratégico para o setor produtivo, sendo habitado em grande parte por funcionários dos grupos de Eraí e Blairo Maggi, que possuem extensas propriedades rurais na localidade.
-
Cidades5 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito5 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade5 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente5 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça5 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde5 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito5 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades5 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador






Você precisa estar logado para postar um comentário Login