Clima
Semana tem alerta de temporais e frente fria chega a MT

Após uma semana de dias nublados, o mês de abril desperta em várias cidades de Mato Grosso com o sol forte dominando os céus logo cedo. Contudo, os olhares atentos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) trazem um aviso importante: tempestades estão na mira para todo o estado, oferecendo uma trégua ao calorão característico da região.
A previsão do tempo para hoje é de temperaturas entre 22° e 32° e com possibilidade de chuva em Barra do Garças – MT. Para os habitantes dessa cidade, a temperatura máxima atingirá os 32°C hoje.
De acordo com as previsões do site Clima Tempo, o dia 13 de abril reserva uma mínima de 20°C em Cuiabá, uma brisa fresca para os padrões locais. O Inmet, por sua vez, alerta para temperaturas oscilando entre 27°C e 36°C neste “Dia da Mentira”. Na terça-feira (2), a capital mato-grossense deve registrar mínima de 26°C e máxima de 35°C, com chuvas previstas para todos os dias seguintes até sexta-feira (5).
Para os habitantes de Chapada dos Guimarães, localizada a 67 km ao norte da capital, a semana promete temperaturas entre 23°C e 35°C, com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer momento. Já em Cáceres, situada a 225 km a oeste, a previsão segue similar à de Chapada, com mínima de 24°C e máximas variando entre 34°C e 36°C, além de céu nublado e chuvas isoladas.
Na cidade de Sinop, localizada a 500 km de Cuiabá, os dias também serão marcados por alertas de temporais, embora o calor persista com os termômetros marcando entre 24°C e 31°C.
Por fim, em Rondonópolis, distante 215 km ao sul da capital, espera-se uma semana chuvosa, com temperaturas variando de 23°C a 36°C.
Enquanto o sol brilha e o calor se faz presente, os mato-grossenses se preparam para encarar as mudanças bruscas de temperatura e possíveis chuvas intensas que abril reserva para o estado.
Quanto ao clima em Barra do Garças – MT no mês de abril, a média mensal de chuva é de 75 mm.
Fonte: Olho no araguaia
Clima
Jacaré Cuiabano: filhote de jacaré é visto em ruas de Cuiabá e temporal provoca alagamentos em UBS

Um forte temporal que atingiu Cuiabá entre a tarde de domingo e a madrugada desta segunda-feira (23) provocou alagamentos em unidades de saúde, vias públicas e diversos bairros da capital. A chuva intensa causou acúmulo de água em ruas, avenidas e prédios públicos, além de gerar transtornos temporários no atendimento da rede municipal.
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, houve pontos de alagamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon e no Hospital e Pronto-Socorro Municipal. Apesar da situação, o município informou que nenhum paciente foi prejudicado e que os atendimentos já foram retomados normalmente. Equipes de manutenção e limpeza foram acionadas assim que os problemas foram identificados, com caminhões enviados para auxiliar na retirada da água acumulada.
Além dos impactos na rede de saúde, moradores relataram situações inusitadas causadas pela cheia. Um filhote de jacaré foi flagrado em um córrego e também em ruas alagadas da capital, chamando a atenção de populares. A presença do animal é atribuída ao transbordamento de cursos d’água provocado pelo grande volume de chuva.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram diversos pontos da cidade completamente alagados, com motoristas enfrentando dificuldades para trafegar. A Avenida Carmindo de Campos foi um dos locais mais afetados, ficando totalmente tomada pela água. Os veículos precisaram reduzir drasticamente a velocidade, e o deslocamento gerava ondas que atingiam casas próximas.
Diante do cenário, a Defesa Civil emitiu alerta para temporais, com risco de enxurradas, descargas elétricas e novos alagamentos. O órgão orienta a população a evitar áreas inundadas, não atravessar vias com água acumulada e procurar abrigo seguro durante as chuvas. Em situações de emergência, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão para a capital indica muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas, com temperaturas variando entre 23 °C e 31 °C.
A prefeitura informou ainda que segue em andamento um programa de limpeza de bocas de lobo como medida preventiva contra alagamentos. A ação prevê a desobstrução completa da rede de drenagem, incluindo caixas de captação, manilhas e tubulações, algumas encontradas com até 95% de obstrução. Em média, são retiradas entre 5 e 7 toneladas de resíduos por boca de lobo.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





