Cidades
UFMT e Governo Estadual discutem futuro da energia elétrica em Mato Grosso
Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e representantes do Governo do Estado estiveram reunidos nesta segunda feira (12), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), para discutir o futuro da produção elétrica no estado. No seminário intitulado ‘Preparando Mato Grosso para a Transição Energética: Fontes Renováveis e Eficiência’, pesquisadores do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niepe) da UFMT apresentaram estudos relacionados ao setor energético do estado.
Compondo a mesa de debate, o vice-reitor da UFMT e doutor em Engenharia Elétrica, Evandro Soares, comentou a evolução do estado no setor. Para o professor, é necessário que o Governo do Estado esteja atento às mudanças mostradas nos estudos científicos para que possa desenvolver políticas públicas com eficiência e que respeitem o meio ambiente.
“O estado de Mato Grosso deixou de ser uma carga, isto é, de receber energia de outros estados. Hoje, é uma fonte, ou seja, produz e oferece energia, principalmente de fontes renováveis, como hidrelétricas, energia solar e biomassa. Desse modo, não estamos falando apenas de produção, mas do uso da eficiência energética. Precisamos de política públicas que estimulem a produção sustentável. Nesse sentido, a troca entre a Universidade e o Governo é muito proveitosa para a sociedade”, ressaltou.
O primeiro estudo apresentado pelos pesquisadores foi um balanço energético de Mato Grosso. Apresentado pelo professor Ivo Leandro Dorileo, da Faculdade de Economia da UFMT, o estudo mostrou um panorama da produção e do consumo de energia no estado. Dentre os potenciais mato-grossenses, foi destacada a produção de energia partir de resíduos da agropecuária.
“Temos excelentes probabilidades de aproveitamento, como soja e milho. Além disso, temos ótimos produtos da pecuária. Hoje nós já temos o aproveitamento do biogás de suínos ao longo da BR-163. Logo, em um estado com a produção que nós temos, tem ainda mais possibilidades de utilização de biodigestores de origem animal para a produção de energia”, destacou Dorileo.
Em relação à produção de energia fotovoltaica, que está isenta de cobrança de ICMS pelo período de oito anos em Mato Grosso, a incidência de raios solares no estado faz dela um outro potencial a ser explorado: “em termos de energia solar, a partir de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nós redimensionamos o mapa de Mato Grosso para mesorregiões e identificamos diversos potenciais de incidência de raios solares. Observamos um potencial excelente que precisa ser explorado com eficiência”, comentou o pesquisador.
Além do balanço energético, também foram apresentados ao Governo os estudos ‘Matriz Energética de Mato Grosso’ e o ‘Plano Estratégico de Desenvolvimento de Energias Renováveis em Mato Grosso’, este último a ser entregue também para a Organização das Nações Unidas (ONU).
PNONLINE
Cidades
“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.
Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.
“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.
Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.
“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.
Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.
“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.
Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.
Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.
Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.
-
Cidades5 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito5 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade5 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente5 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça5 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde5 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito5 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades5 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador






Você precisa estar logado para postar um comentário Login