Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sinop

Prefeitura participa em Sorriso de debate sobre trabalho infantil na região norte de MT

Em continuidade as ações de enfrentamento ao trabalho infantil, servidores da Proteção Social Básica e Especial, da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, foram a Sorriso, na manhã desta quarta-feira (9), participar do “Diálogo sobre o Trabalho Infantil na Região Norte de Mato Grosso”, para debater e buscar soluções conta a violação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. O evento sediado no auditório da secretaria de Educação, também conta com apoio e participação do Ministério Público do Trabalho de Sinop.

O principal objetivo do encontro é discutir o trabalho infantil na região norte de Mato Grosso, isso por meio de palestra com procuradora do Trabalho do MTP de Sinop, Paula Bueno Ravena, e mesa redonda mediada pela gestora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Sorriso, Milana Silvia Higino. Também serão debatidos os cinco eixos das Ações Estratégicas de Combate ao Trabalho Infantil – AEPETI, que são: informação e mobilização, identificação, proteção, defesa e responsabilização e monitoramento, direcionada pela Gestão do PETI MT.

Leia Também:  Projeto itinerante da saúde supera expectativas com quase 400 pessoas atendidas em Sinop

Por fim, a formulação de um pacto regional pela erradicação do trabalho infantil na região também será discutida. “Esse é um evento importante, momento de discutir a situação da nossa região, pensar soluções para Sinop e outras cidades da região norte, com objetivo de garantir mais dignidade e qualidade de vida às crianças e adolescentes. O trabalho infantil é reconhecido como uma das formas de exploração mais prejudiciais ao desenvolvimento pleno do ser humano, ele deixa marcas que, muitas vezes, se tornam irreversíveis e perduram até a vida adulta”, destacou a coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira.

O trabalho infantil é uma violação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, seja o direito à vida, saúde, educação, ao brincar, ao lazer, formação profissional e convivência familiar. Todas as formas de trabalho infantil são proibidas para menores de 16 anos de idade (Art. 7º, inciso XXXIII da Constituição Federal de 1988). A única exceção é a Aprendizagem Profissional, permitida a partir dos 14 anos.

Dia 12 de junho foi celebrado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, neste ano o tema da campanha de conscientização é “Proteger a infância é potencializar o futuro de adolescentes e crianças. A campanha é coordenada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-MT). Para denúncias: Disque 100.

Leia Também:  Prefeito assina termo de fomento e APAE receberá R$1 milhão para investir em novo ônibus e melhorias

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Homem é preso em flagrante pela Polícia Militar com arma de fogo em Sinop/MT

Equipe do 11º Batalhão de Polícia Militar prendeu um homem de 45 anos por porte ilegal de arma de fogo, na manhã desta quarta-feira (08.05), em Sinop. O suspeito foi preso em flagrante com uma pistola de calibre 380 e 19 munições.

Por volta de 09h, durante uma barreira policial montada na rodovia MT-140, a equipe do 11º BPM abordou uma caminhonete Toyota SW4, conduzida por um homem. Na vistoria de documentos do motorista, nenhuma irregularidade foi encontrada.

Questionado se transportava algum objeto, o suspeito negou, porém, gerou desconfiança nos militares que decidiram realizar uma vistoria completa no veículo. Durante a verificação minuciosa, a PM localizou a pistola municiada e com um carregador contendo 19 munições, dentro de um compartimento do carro.

Ao ser perguntado sobre a procedência da arma, o suspeito confessou ser o proprietário do objeto, mas não apresentou nenhuma documentação de permissão para transportar a pistola.

Diante da situação, o homem foi conduzido para a Delegacia de Sinop para registro da ocorrência e demais providências, ficando à disposição da Polícia Judiciária Civil.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Projeto itinerante da saúde supera expectativas com quase 400 pessoas atendidas em Sinop
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA