Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Mutirão de limpeza e combate à dengue recolhe 623 caçambas de entulhos em Diamantino

A Prefeitura de Diamantino, por meio das secretarias de Saúde e Infraestrutura e Obras, está realizando o mutirão de limpeza “Diamantino Contra a Dengue”. Ao todo, já foram percorridos seis bairros do município e recolhidos o total de 623 caçambas de entulhos de lixo. Estão unidas também neste trabalho de limpeza as secretarias de Agricultura e Esportes e Lazer.

A ação passa em casa por casa retirando o lixo, entulho e objetos que possam acumular água, além de móveis velhos e materiais inservíveis que acumulem água e podem tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Nesta terça-feira (25.07) o mutirão começou no Bairro Conceição e tem continuidade nos próximos dias. Os moradores que desejam descartar algum objeto devem colocar os materiais nas calçadas.

O Prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, tem acompanhado as atividades de limpeza que vem acontecendo nos bairros do município e destacou o compromisso da gestão no trabalho por uma saúde pública mais forte em Diamantino.

“Combater a incidência de dengue no nosso município é um compromisso da nossa gestão que prioriza a saúde dos nossos munícipes. Tem sido positiva a campanha, nos bairros que foram passados o mutirão já foi possível notar bons resultados, a população tem contribuído e colocado o lixo nas portas para que o caminhão possa recolher e dar a destinação correta.”

Leia Também:  Sessão da Câmara de Nova Mutum é marcada por indicações que impactam diversos setores no município

O chefe do executivo municipal ainda acrescenta a importância do serviço. “É um serviço muito relevante e está ligado diretamente com o trabalho preventivo de doenças, especificamente as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Além da saúde, a limpeza deixa os bairros com aspectos mais bonitos e agradáveis.”

A secretária municipal de Saúde, Marinêze Meira, falou sobre o trabalho da secretaria no mutirão e reforçou a mensagem à população.

“O mutirão conta com o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias (ACE), que realizam visitas domiciliares, priorizando o trabalho de educação e conscientização dos moradores, alertando sobre os riscos do mosquito nos quintais das residências. Nós pedimos a colaboração da população nessa campanha.”

A campanha “Diamantino Contra a Dengue” iniciou no município no começo do ano pelos bairros da Ponte, Popino e Progresso.

O secretário de Infraestrutura e Obras, Edes Béia (Edinho), destacou o empenho das equipes da sua pasta no combate à dengue.

“Reunimos as equipes da secretaria de Obras para recolher e realizar a destinação correta desses entulhos. Nosso maquinário, como pá carregadeira, caminhão caçamba estão na ação realizando a limpeza.”

Leia Também:  Garimpeiros bloqueiam rodovia e pedem legalização de área em MT

A secretaria de Agricultura também está contribuindo com o mutirão, com todo o suporte necessário conforme frisou o secretário Edson da Silva (Giripoca). “Nossas equipes e maquinários também estão trabalhando nessa ação importante que está ligado com a saúde das pessoas. É importante que a população compreenda que entulhos, garrafas e outros objetos são enormes criadouros do mosquito.”

A prefeitura também alerta os moradores para que não voltem a jogar lixo nos terrenos que já foram limpos.

Outros mutirões em outras regiões e bairros do município serão realizados. Em breve o caminhão do mutirão passará pelos bairros São Benedito e Jardim Guaraná.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.

O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.

De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.

“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.

Leia Também:  Sesp arrecada R$ 920 mil em leilão de veículos apreendidos em operações

Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.

Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA