Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Menino de 12 anos pisa em jararaca em sítio, é picado e está internado há 8 dias em MT

Um menino, de 12 anos, está internado há oito dias depois que foi picado por uma jararaca no sítio onde mora com a família no município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá.

Ele estava sentado em uma cadeira na frente da casa, na companhia dos pais e de outras crianças, e mexia no celular. O incidente ocorreu no dia 30 de junho.

A madrasta do garoto, Natacha Oliveira, de 20 anos, contou ao G1 que o enteado está internado no Hospital Regional de Sorriso e não tem previsão de alta.

“Ele estava sentado, mexendo no celular, e se levantou para tomar água. Nisso ele pisou na cobra e foi picado duas vezes no pé direito. Foi um susto, ficamos apavorados”, disse a madrasta ao G1.

A cobra teria se aproximado sem que ninguém percebesse. Eles estavam sentados em cadeiras sobre a grama.

“O levamos para o hospital, mas não tinha soro específico. Conseguiram trazer a medicação de Sinop [município a 503 km da capital]. Ele teve que drenar a perna. O pé e o joelho estão inchados”, completou Natacha.

Mato Grosso tem registrado falta de soro e antídotos contra cobras e animais peçonhentos principalmente nas regiões localizadas no norte.

Leia Também:  Deputado Juarez Costa visita Colíder e assegura recursos na ordem de R$ 8 milhões

Na sexta-feira (5) outro menino, de 10 anos, foi picado por uma cobra na cama enquanto dormia em uma fazenda no município de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá.

A cobra fugiu depois do ataque e não foi encontrada pela família. Apenas a pele dela foi localizada perto da casa um dia depois.

“Ainda sai muito pus e sangue do pé e ele sente um pouco de dor. Ele ainda está internado e os médicos não deram previsão enquanto ele não estiver 100% recuperado”, finalizou.

A Prefeitura de Sorriso informou que não conta com um estoque de soro. Todo medicamento que chega já é enviado automaticamente ao Hospital Regional de Sorriso. Até a semana passada o hospital tinha apenas quatro doses disponíveis.

Orientações

Em locais propícios à presença de animais peçonhentos, deve-se utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas de couro e botas de cano alto ou com perneiras. Não colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras.

Adotar medidas preventivas quando realizar atividades de limpeza, deslocamento de móveis e outros objetos, pois serpentes, escorpiões e aranhas podem estar nas frestas, superfícies ou cantos. Examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las.

Leia Também:  Governador articula com ministro para iniciar mais um trecho do Rodoanel em Cuiabá

Nos sítios e chácaras manter uma área limpa em volta da casa, sem mato e, quando for aos pomares, seguir as orientações dos hábitos desses animais, pois a maioria deles gosta de ficar em cascas de árvores, escondidos entre as folhas do solo, debaixo de pedras, em locais úmidos e escuros.

Os animais peçonhentos injetam veneno pelo ferrão, dente, aguilhão e cerda urticante. Ao encontrar algum animal peçonhento em qualquer situação, afaste-se com cuidado, evite assustá-lo ou tocá-lo, mesmo que pareçam mortos.

Na ocorrência de acidente, mantenha a vítima calma, evitando movimentos desnecessários, e com o membro acometido mais elevado em relação ao restante do corpo, caso seja possível. A vítima deve ser levada o serviço de saúde do SUS com urgência. Se possível, e caso não apresente risco de um novo acidente, o animal agressor deve ser levado com a vítima.

A identificação do animal responsável pelo acidente facilita o diagnóstico e tratamento.

G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Ação conjunta apreende mais de 90 kg de entorpecentes e prende dois suspeitos

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA