Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Investimentos do Governo de MT garantem capacidade operacional dos Bombeiros, afirma comandante-geral


Os investimentos realizados pelo Governo do Estado na reestruturação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) fortaleceram a capacidade de trabalho da corporação nos atendimentos das diversas ocorrências de urgência e emergência, além do combate aos incêndios florestais.

De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Alessandro Borges, a garantia de que os recursos empenhados pelo Executivo agora são efetivamente repassados ao CBMMT asseguram a operacionalidade das ações.

“Eu tenho que fazer uma ressalva, anos atrás eu sabia realmente qual era o meu orçamento no Corpo de Bombeiros, mas nunca conseguia executar na integralidade, porque tinha contingenciamento. Hoje, a realidade é outra, e aqui está materializado o resultado dos grandes investimentos, como essa entrega que realizamos aqui e as demais em todo o Estado de Mato Grosso. Aqui é a última unidade que estamos entregando viaturas. Isso é importante, pois aumenta a nossa capacidade de atendimento às demandas da sociedade”, declarou o coronel BM Alessandro Borges, durante solenidade de entrega da unidade do 3° Comando Regional, no município de Sinop (503 km de Cuiabá), na última quinta-feira (10.03)

O comandante destacou ainda, que durante o ano de 2021, foram atendidas cerca de 30 mil ocorrências pré-hospitalares, além do salvamento de 5 mil vidas de forma direta. Além disso, outra importante frente de trabalho, foram as ações de combate aos incêndios florestais que também receberam recursos do Estado, com aquisição de caminhões auto tanque para o transporte d’água e apagar o fogo.

Leia Também:  Escolas municipais de Colíder voltam a receber alunos para aulas presenciais no ensino híbrido

“Ainda em 2020, o governador nos determinou aquisição de 12 viaturas modelo auto tanque para atender à demanda da área florestal, que já foram distribuídas nas unidades regionais dos bombeiros”, afirmou coronel Alessandro.

O comandante finalizou destacando que este conjunto de ações e investimentos fazem parte do trabalho de parceria entre Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, bancada federal, prefeituras e iniciativa privada.

“A participação da Assembleia Legislativa foi importante, além dos nossos parlamentares federais, que juntos destinaram emendas para os bombeiros adquirirem equipamentos e garantirem um bom atendimento à sociedade. Por tanto, muito obrigado a todos do Governo de Mato Grosso”, finalizou.

Panorama dos principais investimentos na corporação

Em dezembro de 2020, o Governo de Mato Grosso investiu em recursos próprios R$ 3,5 milhões na compra de equipamentos de combate aos incêndios florestais: kits completos de uniformes, abafadores de chamas, mangueiras, motobombas flutuantes, motosserras, óculos de proteção, roçadeiras, sopradores costais, entre outros que foram entregues aos bombeiros.

Leia Também:  Índios são treinados para atuar em combate a queimadas em MT, mas não recebem equipamentos de proteção

Em 2021, o investimento do Governo de Mato Grosso foi de R$ 73 milhões para reforçar os órgãos estaduais que atuam no combate aos incêndios. Essa verba garantiu aquisição de equipamentos individuais, recursos tecnológicos no monitoramento em tempo real e demais recursos para diversas ações.  

Em fevereiro, o Governo investiu R$  2,6 milhões e entregou a unidade do 1° Pelotão Independente, unidade estratégica de prevenção e combate aos incêndios florestais próximo ao portal de entrada no Pantanal. Isso garante maior efetividade dos trabalhos de combate ao fogo no Pantanal que teve redução de 90% dos focos de calor.

Em junho, foi entregue o 2° Pelotão Independente, construído no município de Santo Antônio de Leveger voltado também para auxiliar no combate aos incêndios florestais na região, assim como nas ocorrências em Barão de Melgaço e nos distritos de São Pedro de Joselândia e Mimoso.

Com este conjunto das principais e outras demais ações, o resultado em 2021, foi a redução dos focos de calor em todos os biomas mato-grossenses: Pantanal 82,09%, Cerrado 52,17% e Amazônia 42, 43%.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Prêmios do Nota MT serão sorteados nesta quinta-feira (13)

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA