Cidades
Com reservatórios baixos, Tangará da Serra (MT) terá racionamento de água
O diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, anunciou nesta sexta-feira (13), que a cidade terá racionamento de água a partir da próxima semana. Segundo ele, em razão da estiagem, os reservatórios estão muito baixos e é necessário diminuir o consumo.
De acordo com Wesley Lopes Torres, o abastecimento será feito dia sim, dia não, a partir da próximo segunda-feira (16).
“Queremos evitar o que o ocorreu em 2016, que ficamos totalmente sem água. Então, o racionamento nos ajudará a manter o estoque nos reservatórios até que chova”, explicou.
Segundo o diretor, a situação é amenizada pelas lagoas de reservação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Queima Pé.
“Estas lagoas nos dão, até agora, fôlego para enfrentar a falta de chuvas, mas elas tem um limite nas suas capacidades que está muito próximo”, observou.
Como vai funcionar?
Diante da situação extrema, o Samae dividiu a cidade por setores e fará o racionamento de água nos bairros de forma escalonada.
A autarquia também reduzirá o volume de água tratada. A ETA Queima Pé tem capacidade de tratamento e distribuição de 340 litros de água por segundo. Com o racionamento, esse volume será reduzido para 250 a 280 litros/segundo.
Já os bairros abastecidos por poços artesianos não serão submetidos ao escalonamento. Entretanto, não estão livres das medidas de racionamento, já que a vazão dos poços também é impactada com falta de chuvas.
G1
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar






Você precisa estar logado para postar um comentário Login