Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Governo de MT investiu R$ 150 milhões em armas, viaturas e equipamentos para a Polícia Militar

Em quatro anos de gestão, a segurança pública de Mato Grosso foi reforçada com a aquisição de armamentos modernos e equipamentos tecnológicos, que tornaram as polícias do Estado as mais bem equipadas do país. Na Polícia Militar, os investimentos realizados pela gestão do governador Mauro Mendes somaram mais de R$ 150 milhões, que foram destinados, ainda, para compra de fardamentos e viaturas. O Estado ainda investiu na implantação da Patrulha Rural, promovendo a segurança no campo.

Somente em armamento, o Estado já investiu cerca de R$ 55 milhões para a troca e padronização de armas para todo efetivo. Todos os policiais militares terão em mãos uma pistola da marca Glock 9mm, apontada como uma das melhores do mundo, para utilizar no trabalho de policiamento. O investimento também contempla armas longas, dos tipos submetralhadoras e fuzis, da marca Sig Sauer, para reforço das unidades especializadas da PMMT.

Para o fardamento, o Governo aplicou mais de R$ 4,8 milhões para entrega de fardas completas para todos os policiais militares, incluindo os uniformes das tropas especializadas. Em agosto deste ano, o Governo do Estado repassou a cada policial a quantia de R$ 1.850,00 para que os militares pudessem custear as atualizações de fardamento do ano seguinte.

O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destaca que os investimentos realizados pelo Governo do Estado, representam o compromisso do governador Mauro Mendes com a população, bem como com a instituição da Polícia Militar, de 187 anos, que está presente nos 141 municípios e 25 distritos, e dividida em 15 Comandos Regionais, com um total de 6,7 mil policiais militares.

Leia Também:  Polícia Militar frustra tentativa de roubo e prende cinco pessoas em Poconé

“É um dos grandes feitos históricos desta atual gestão, que preza garantir um aperfeiçoamento para a segurança da população mato-grossense, assim como pensando no bem estar e na valorização dos profissionais envolvidos, principalmente do policial militar, que está na linha de frente de muitas ocorrências”, afirma o coronel Mendes.  

Frota moderna e equipada em todo o Estado

Foram investidos mais de R$ 21 milhões para aquisição e modernização da frota de viaturas, sendo 750 veículos de quatro rodas distribuídos para todo o Estado. A PMMT também recebeu 62 motocicletas BMW 850 cilindradas e 488 motocicletas XRE, fornecidas para a Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e para o Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran). Além disso, foi entregue um ônibus para atender o deslocamento do Corpo Musical da PM, e dois micro-ônibus e uma ambulância para a Diretoria de Saúde (DSau).

Para o tenente-coronel Adão César Rodrigues Silva, comandante do Batalhão de Trânsito da PMMT, as aquisições das novas motocicletas foram um importante ganho para a continuidade do policiamento ostensivo em duas rodas, além de outros serviços específicos realizados apenas por motocicletas.

“Com as novas motocicletas, o serviço operacional melhorou de maneira significativa. Por exemplo, na blitz Lei Seca, as motos fazem a visualização e identificação, além de auxiliarem na busca por motoristas que tentam evadir da Operação. As motocicletas também são viáveis no serviço de motopatrulhamento, escolta e batedor, tornando o Batalhão de Trânsito da PM referência em todo o país”, afirma o tenente-coronel.

Leia Também:  Prefeito realiza visita e destaca que viaduto é a maior obra de Nova Mutum/MT

Agilidade no atendimento de ocorrências

A Polícia Militar de Mato Grosso está se atualizando, com o investimento de R$ 32 milhões para a parte digital, recebendo aparatos tecnológicos para o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A medida possibilita aos próprios policiais militares a elaboração do boletim de ocorrência para crimes de menor potencial ofensivo, que têm pena máxima de dois anos, resultando, portanto, na redução do tempo médio de atendimento da ocorrência, colocando os policiais militares por mais tempo nas ruas.

Segurança no campo

O Governo do Estado também investiu R$ 35 milhões para segurança da população mato-grossense nas áreas rurais, disponibilizando viaturas e armamentos próprios para a Patrulha Rural, presente em todos os comandos regionais do Estado. As ações foram essenciais para a redução de mais de 25% em ocorrências de roubos e furtos no interior e garantindo o monitoramento de milhares de propriedades rurais.

“A Patrulha Rural é um grande projeto, abraçado pelo Governo, e que ajuda de maneira muito positiva na segurança da população que vive no campo. Estamos em todas as regiões do Estado, seja com equipes próprias ou com apoio da Força Tática, realizando rondas e policiamento ostensivo, 24 horas e todos os dias da semana”, destaca o comandante-geral da PMMT.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Prefeito de Campo Novo: "Esse governo olha para o desenvolvimento e não esquece do social"

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA