Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Filhote de onça deixado em pet shop em MT passa por reabilitação e será levado para floresta na Argentina

Uma onça-pintada que tinha sido resgatada filhote em um pet shop em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, em agosto de 2019, deve ser transferida para Argentina. O animal se recuperou no centro veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop, a 503 km da capital e vai ser devolvido à natureza.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os funcionários do pet shop acionaram os militares depois que um morador deixou o animal no estabelecimento. A onça foi resgatada no dia 29 de agosto de 2018 e tinha entre 2 e 3 meses de vida.

Ao G1, a veterinária Elaine Dione, responsável pelo setor de atendimento de animais silvestres do hospital, contou que o animal foi transferido em junho deste ano para um centro de reabilitação de animais em Goiás (GO) após ter desenvolvido crescimento ideal para ser recolocada ao habitat.

A transferência do felino contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A onça foi para o outro estado onde receberia mais um tratamento de aprendizagem para reintegração à natureza. O animal está em um cativeiro.

Leia Também:  Pesquisa de servidores da Saúde de MT sobre teste para doença rara é a primeira a considerar dados do Brasil

Elaine disse que o animal está com aproximadamente um ano de vida e faz parte de um programa do ICMBio que reabilita animais ao povoamento na natureza, com isso a onça será transferida em breve para uma floresta na Argentina e, assim, introduzida ao meio ambiente para desenvolver a espécie que está ameaçada de extinção.

Na época do resgate, a suspeita era que a mãe do felino teria sido morta em alguma região de mata no município e que um caçador tivesse cometido crime ambiental matando a mãe, segundo os bombeiros.

Uma parte da reabilitação do felino foi realizada em Mato Grosso durante 10 meses com parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e uma clínica. Neste período o comportamento do animal foi monitorado por vídeo e câmeras noturnas.

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
1 comentário

1 comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Bancários de Mato Grosso e Roraima mantêm greve

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA