Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural começa nesta segunda-feira (10)

Com a participação de 54 expositores, a terceira edição da Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (Feaftur) abre seu espaço para o público, nesta segunda-feira (10.07), durante a 55ª ExpoAgro 2023, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. A feira é promovida pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). A exposição, que segue até domingo (16.07), terá um espaço de 600 metros quadrados dividido entre agricultores familiares e comerciantes.

Durante os dias de evento, os visitantes irão conhecer o Projeto Natural do Campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e serão comercializados produtos da agricultura familiar da baixada cuiabana e outros municípios, sendo alguns com assistência técnica da Empaer, como mandioca, abóbora, alface, couve, abacaxi, cebolinha, maxixe, quiabo, rúcula, jiló, pimenta, quiabo e tomate. Terá ainda doces, licores, queijos, xarope, temperos, derivados da banana (doces, salgados, frita, chips), salames, linguiça, geleias, bolos, pães, rapaduras, farinhas de vários sabores, café orgânico, mel, própolis, produtos agroecológicos, artesanatos, mudas frutíferas, ornamentais e nativas, fertilizante orgânico e energia solar.

Leia Também:  "Com o fim do período de chuvas, vamos assinar a ordem de serviço para mais 1.500 km de asfalto", afirma secretário de Infraestrutura e Logística

Entre os expositores, uma equipe da Empaer irá apresentar os trabalhos desenvolvidos nos municípios e comunidades rurais de fomento ao turismo rural. Exemplo da Trilha Chapadão dos Parecis e Caminhada na Natureza, desenvolvido pelo técnico Rafael Simões, em Nortelândia. Outra referência será o projeto Caminhos do Morro, pela técnica Ludmila Bodnar junto com as empreendedoras Mirian Ferraz e Edna Lopes, que irão divulgar seus produtos: Rancho Epona, Trilha Pirâmides dos Desejos, Desafio dos 100 Km no entorno e subida do Morro de Santo Antônio, Recanto do Jaó e café da manhã.

Um espaço foi reservado para expositores que produzem artesanato, como pano de prato, toalhas, crochê, arranjos, tapetes bolsas, oratório, arranjos, espelhos emoldurados, pilão, fruteira, vaso, gamela, colher de pau, pilãozinho, jarro, imagem de arte sacra, entre outros.

Nesta edição estão participando os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Gaúcha do Norte, Alta Floresta, Nortelândia, Cáceres e São José do Rio Claro.

Leia Também:  Mato Grosso reduz em 22% alertas de desmatamento nos últimos 6 meses

A 3ª edição da Feaftur conta com apoio institucional do Governo do Estado, Sindicato Rural de Cuiabá, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famto), Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Universidade Federal de Mato Grosso, Famato e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio).

Serviço | Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural de Mato Grosso

Data: 10 a 16 de julho, 18h às 23h

Local: 55ª ExpoAgro 2023, em Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  CFAEO promove segunda audiência sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA