Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Estação móvel de rádio digital de Mato Grosso reforça buscas aos criminosos em Tocantins

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) encaminhou para o estado de Tocantins a Estação de Rádio Base (ERB Móvel) – sistema móvel de radiocomunicação digital recém adquirido pelo Governo do Estado, para auxiliar as forças de segurança nas operações de busca aos criminosos que atacaram o município de Confresa (1.160 km de Cuiabá) no último domingo (09.04).

A unidade móvel já estava na região de Confresa no dia seguinte ao ataque, para dar suporte de comunicação às atividades de busca. Com a fuga dos suspeitos para Tocantins, a unidade seguiu para o município de Pium (TO), uma área rural a 470 km de Confresa.

Parte de um grande projeto de implantação de sistema de radiocomunicação digital nas forças policiais mato-grossenses, a unidade funciona sobre uma caminhonete modelo 4×4, com uma torre de 15 metros de altura. Adaptada como repetidora de sinal para áreas remotas, a Estação oferece cobertura em um raio de até 20 quilômetros, a partir do posto de comando., e permite a comunicação com os Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosps) de Cuiabá, Rondonópolis e outros municípios.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Augusto Roveri, que retornou de Tocantins na manhã desta sexta-feira (14.04), destaca a importância do suporte em radiocomunicação para as ações dos policiais que integram a força-tarefa.

Leia Também:  Clientes do Restaurante Prato Popular recebem ceia de Natal antecipada

“Os policiais percorrem áreas de mata com dificuldades de acesso e comunicação. Essa Estação, a nossa ERB móvel, dá suporte dentro das condições e a segurança necessárias à comunicação entre os policiais no local da operação”, reforça Roveri.

Na visita que fez ao Tocantins nesta quinta-feira (13), Roveri se reuniu com o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e com o secretário de Segurança, delegado Vlademir Costa, para agradecer, em seu nome e do governador Mauro Mendes, a soma de esforços à captura os envolvidos no ataque aterrorizou a cidade de Confresa.

De acordo com Roveri, a força-tarefa também recebe equipes da Polícia Militar de Minas Gerais e já conta com a ação integrada de cinco estados: Mato Grosso, Tocantins, Pará, Goiás e Minas Gerais.

O secretário reafirma que as forças policiais estão em campo com a determinação de permanecer em ação até localizarem e prenderem todos os responsáveis pelo ataque em Confresa, para garantir que todos sejam responsabilizados criminalmente.

“Mato Grosso, como o governador Mauro Mendes vem enfatizando, tem tolerância zero contra o crime organizado”, conclui.

Leia Também:  Operação prende cinco pessoas por embriaguez ao volante em Várzea Grande

Balanço parcial
Até o momento, um criminoso foi preso e dois mortos em confrontos. Foram apreendidos dois fuzis .50, um fuzil 7.62, 50 carregadores de fuzis, milhares de munições, oito coletes balísticos, três capacetes balísticos, materiais explosivos e detonadores, além de coturnos, luvas, joelheiras, cotoveleiras, balaclavas e mochilas.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  13 cidades de MT têm nível muito alto de contaminados por coronavírus, aponta governo

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA