Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Escultor português constrói réplica de onça preta em tamanho real e obra fica exposta em MT

Um escultor português decidiu fazer uma homenagem a um dos animais ícones de Mato Grosso. Francisco João Ourives Charneca esculpiu uma réplica de uma onça-pintada preta, também chamada de onça preta, em tamanho real. A obra está exposta na calçada de um bistrô no Bairro Duque de Caxias, em Cuiabá, e pode ser apreciada por quem passa.

Francisco é pintor e escultor, mora na capital há 23 anos, e se encantou pelas onças-pintadas.

“Fiz uma onça preta porque os felinos povoam nosso imaginário, onças, tigres, leopardos. Esses animais sempre estiveram e vão estar no imaginário das pessoas”, comentou.

A escultura foi produzida com materiais de alvenaria, como o cimento, ferro e isopor. Foram 30 dias esculpindo e fazendo a modelagem com cimento e ferro policromado, metal de várias cores, e o isopor foi utilizado para fazer o preenchimento interno, o que fez com que a estrutura não ficasse tão pesada e facilitasse a locomoção.

A estátua compôs o acervo apresentado na exposição “Francisco Charneca – 50 Anos de Exposições”, com a temática Wildlife Art – Arte da vida selvagem, exposta em junho deste ano na Casa do Parque. A exposição celebrou os 50 anos de profissão do artista plástico.

Leia Também:  Sefaz realiza sorteio mensal de novembro nesta quinta-feira (15)

Charneca disse que foi a primeira vez que esculpiu uma onça e que a ideia de fazer a onça preta, em tamanho real era um projeto antigo. Ele diz que escolheu especificamente este animal pela raridade.

“Ela [onça negra] tem uma mística diferente em relação à onça-pintada. A espécie rara é devido ao melanismo das onça-pintada. Em um parto podem nascer tanto onças-pintadas como onças-negras, e muita gente pensa que as duas espécies são diferentes, e não são”, explicou.

Francisco Charneca já fez várias esculturas de animais em tamanho natural, como javali, veado, aves, entre outros animais selvagens. Também já esculpiu pessoas. Estas obras estão expostas em outros lugares pelo mundo. Mas à obra da onça preta foi especial, segundo ele.

“O felino traz na própria vivência o individualismo, a independência, a força bruta e a beleza, e por isso o homem se encanta e tenta dominar a onça, na maioria das vezes matando-a”, disse.

Francisco contou ao G1 que ingressou na profissão de artista plástico aos 9 anos, quando fez a primeira obra de arte em uma mostra coletiva em Moçambique na África do Sul. O primeiro trabalho foi um busto do escritor e poeta Luís Vaz de Camões feito em gesso.

Leia Também:  Vereadora de Sorriso quer casa de apoio em Nova Mutum MT

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.

O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.

De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.

“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.

Leia Também:  Prefeito nomeia diretores e ressalta a valorização dos profissionais da educação

Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.

Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA