Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Cáceres terá a maior usina de energia solar pública de Mato Grosso

A prefeitura de Cáceres abriu processo licitatório de concorrência pública com o menor preço global, para a construção de uma usina minigeradora de energia solar fotovoltaica de 2.335kWp na sede da prefeitura que vai atender todos os órgãos municipais. A abertura dos envelopes com as propostas de preço será no dia 11 de outubro, na sala da licitação da Secretária de Administração.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, disse que será a maior usina de energia solar pública de Mato Grosso e a economia mensal da prefeitura será de cerca de R$ 500 mil. “E considerando a vida útil das placas solares, de 25 a 30 anos, a estimativa é que o município economize em torno de R$ 180 milhões”, frisou o prefeito, ressaltando que a iniciativa revela a preocupação da administração municipal com a energia limpa, sustentabilidade, aquecimento global e preservação do meio ambiente.

O coordenador de iluminação pública, engenheiro Bruno Renostro, explicou como funciona o processo de captação e de pagamento de conta de energia. “Nós vamos captar a energia do sol e transformar em energia elétrica. Cada metro tem uma capacidade de produção, para conseguirmos a energia necessária a todos os prédios da prefeitura como escolas, unidades de Saúdes.

Leia Também:  Mais de 50 mil eleitores podem ter títulos cancelados em MT

Precisamos de uma área de 6.000 placas, que totalizam 20 mil metros quadrados, a serem transformados em cobertura para estacionamento de carros e ônibus escolares. A prefeitura vai repassar para Energisa toda energia captada, a Energisa vai transformar em crédito e abater na conta de energia da prefeitura”, explicou o engenheiro eletricista.

Circuito MT

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Mais de 50 mil eleitores podem ter títulos cancelados em MT

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA