Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Agro Notícias

Senar-MT é parceiro em eventos agropecuários do estado

A agenda de eventos do setor agropecuário está repleta de programações no mês de maio. Nesta semana, cinco deles ocorrerão simultaneamente no estado com apoio dos Sindicatos Rurais e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e demais parceiros.

Em Cuiabá será realizado o 2º Acricorte, nos dias 12 e 13 de maio. O evento reunirá os principais nomes ligados à pecuária que realizarão palestras técnicas sobre bovinocultura de corte, economia, mercado, tecnologia e saúde. Entre os palestrantes confirmados está Arthur Igreja, que será o responsável pela palestra magna do evento, intitulada “O futuro do Agronegócio”. A palestra é um oferecimento do Senar/MT.

Em Vila Rica, o 5º Encontro Tecnológico de Produção, Logística e Comércio está programado para os dias 11 a 14 de maio. O objetivo é promover um encontro entre produtores rurais e empresas do setor agropecuário buscando trazer conhecimento e desenvolvimento para o Vale do Araguaia.

Em Juara, de 11 a 13 de maio acontece o 4º Encontro Técnico de Atualização que falará sobre atualidades na integração de sistemas de cultivo e criação na Amazônia Mato-Grossense. No dia 14, será realizado o Dia de Campo 4ª Vitrine Tecnológica Agrícola. A entrada será 1 kg de alimento não perecível. Os eventos em Juara são organizados pela AgriSciences da Universidade Federal de Mato Grosso – campus Sinop.

Leia Também:  Fomento a cultura e esporte é debatido por Dorner com secretário de Estado

No interior do estado, exposições também movimentarão o cenário agropecuário. As cidades de Nova Mutum e Sorriso receberão exposições entre os dias 11 e 14 de maio: a Exponova e a Exporriso, respectivamente. De 19 a 21 de maio, será a vez de Rio Branco com a ExpoRio.

Na próxima semana, Alta Floresta será o palco da Tecnoalta entre os dias 18 a 21 de maio. Mesma data em que ocorre o 5º Agrotec Show em Barra do Garças. Para encerrar o mês de maio, Pontes e Lacerda realizará a Oeste Rural Show, nos dias 25 a 28.

Para junho, o principal evento do Sistema Famato será a Famato Embrapa Show, dos dias 22 a 24, presencialmente em Cuiabá. Serão apresentadas mais de 80 tecnologias, entre produtos, cultivares, equipamentos, metodologias e recomendações técnicas, desenvolvidos por 14 Unidades da Embrapa.

A programação da Famato Embrapa Show contará com quatro paineis temáticos, feira com uma ilha de tecnologias digitais; bancadas para apresentação de produtos e equipamentos; sessão de pôsteres; e mini palestras.

Programação

11 a 14/05

Leia Também:  Santa Catarina declara emergência zoossanitária por causa da gripe aviária

5º Encontro Tecnológico de Produção, Logística e Comércio de Vila Rica

11 a 14/05

Exponova – em Nova Mutum

Exporriso em Sorriso

12 e 13/05

Acricorte em Cuiabá

12 a 14 de maio

ExpoCamp – em Campinápolis

18 a 21/05

5º Agrotec Show – em Barra do Garças

4ª, 5ª e 6ª Tecnoalta – em Alta Floresta

19 a 21/05

Exporio – em Rio Branco

25 a 28/05

Oeste Rural Show – em Pontes e Lacerda

22 a 24/06

Famato Embrapa Show

Com Assessoria Acricorte

Com Assessoria Embrapa

Selo
Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agro Notícias

Safra de soja em MT chega a 51,56 milhões tonelada

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou os resultados da etapa soja do projeto Imea em Campo, que revisou para cima as estimativas da safra 2025/26 em Mato Grosso e passou a projetar produção recorde de 51,56 milhões de toneladas.

A nova projeção também elevou a produtividade média estadual para 66,03 sacas por hectare, patamar muito próximo do recorde da temporada anterior.

O levantamento foi realizado ao longo de 71 dias, com 34.880 quilômetros percorridos, 998 avaliações de campo e passagem por 103 municípios, cobrindo 97,92% da área total cultivada com soja no estado. O objetivo do projeto, realizado em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) e o Instituto Mato-grossense do Agronegócio (Iagro MT), é ampliar a precisão das informações geradas a partir de observações in loco, reforçando a representatividade dos dados e a leitura regional das lavouras.

Com base nos resultados obtidos em campo, o Imea revisou a produtividade da soja em 9,23% ante a estimativa anterior, que era de 60,45 sacas por hectare. A área plantada também foi ajustada para 13,013 milhões de hectares, alta de 1,71% sobre a safra passada. Com isso, a produção estadual ficou estimada em 51,56 milhões de toneladas, volume 1,31% superior ao registrado no ciclo 2024/25.

Durante a apresentação, a equipe técnica destacou que a safra 2025/26 foi marcada por um cenário climático desafiador, com irregularidade das chuvas no início do plantio e, posteriormente, excesso de precipitações em algumas regiões durante a colheita. Ainda assim, as lavouras mantiveram desempenho satisfatório, apesar das incertezas observadas ao longo da temporada.

Leia Também:  Estado do RS e Município de Triunfo são responsáveis pela restauração da Casa Natal de Bento Gonçalves

Entre os fatores de atenção levantados pelo projeto, os grãos avariados tiveram peso relevante. Na comparação com a safra passada, houve aumento de 3,40% nas avaliações com esse tipo de ocorrência, o que, segundo a análise apresentada, limitou um avanço ainda maior da produtividade estadual.

No recorte regional, a região Norte apresentou o maior percentual de lavouras classificadas como excelentes, enquanto o Sudeste concentrou a maior parcela de áreas avaliadas como ruins. Já a região Oeste foi a principal responsável pelo incremento na produção, enquanto a Centro-Sul registrou a maior variação positiva de produtividade em relação à estimativa anterior.

O superintendente do Imea, Cleiton Gauer, ressaltou que o objetivo do projeto é consolidar um levantamento técnico, completo e representativo das condições das lavouras, oferecendo mais segurança para o mercado e para os agentes do setor.

“O diferencial do projeto está na apuração presencial, sem intermediários, diretamente no campo. É ir a campo e medir essas informações sem intermédio, sem interferência de ninguém. Isso dá mais garantia e maior acurácia a essas informações para que realmente a gente consiga quantificar e medir o tamanho da nossa produção mato-grossense”, afirmou o superintendente.

Leia Também:  Senar-AR/AM e Sindicato Rural de Presidente Figueiredo realizam Ação de Saúde Preventiva na comunidade Boa Esperança

Já o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Lucas Costa Beber, destacou que informações mais próximas da realidade ajudam a balizar negociações, reduzem espaço para especulações e valorizam o trabalho do produtor rural.

“Essa apresentação mostra o trabalho dessa parceria. O Imea tem sido muito assertivo nos últimos anos nos números que tem trazido a nós, produtores, e ao mercado, trazendo mais seriedade e coerência nesse fornecimento de dados, que também interfere diretamente no dia a dia do produtor, principalmente na projeção de preços e no planejamento para as próximas safras”, explicou o presidente da Aprosoja MT.

Segunda safra de milho segue dependente do comportamento do clima

Além dos números da soja, o evento também apresentou um panorama inicial da segunda safra de milho. O Imea informou que 1,17 milhão de hectares foram semeados fora da janela ideal de plantio no estado. Apesar disso, a estimativa atual do cereal segue em 51,72 milhões de toneladas, com área de 7,39 milhões de hectares e produtividade projetada em 116,61 sacas por hectare. Segundo o instituto, o comportamento das chuvas nas próximas semanas será decisivo para a consolidação desse potencial.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA