Política
Instituto dos Cegos de Mato Grosso recebe emenda parlamentar
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
O deputado estadual Dr. João (MDB) destinou uma emenda parlamentar de R$ 100 mil reais para aquisição de equipamentos para o Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat).
Segundo o presidente do Icemat, Udeilson Arruda, que fez a solicitação da emenda para o deputado, o recurso já está sendo utilizado pela instituição. “Com o valor já conseguimos climatizar 20 salas de aulas, equipar toda a cozinha, compramos também dois computadores e dois notebooks para o setor administrativo da unidade e realizamos melhorias no alojamento dos alunos, com a compra de colchões e afins” conta.
O parlamentar ressaltou os relevantes trabalhos desenvolvidos pela instituição que, como escola filantrópica, tem um papel fundamental na inclusão educacional e social dos alunos. Além da alfabetização em braile, os cegos também têm aula de informática, de atividades da vida diária, educação física, acompanhamento escolar e ainda uma unidade denominada residência inclusiva, que é responsável por abrigar pessoas em condições de vulnerabilidade.
“Sou um grande defensor das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, por isso, quero parabenizar os serviços prestados do Instituto dos Cegos de Mato Grosso para a sociedade mato-grossense e me coloco a disposição da instituição para o que precisarem” finalizou o deputado Dr. João.
Política
Pivetta descarta “moleza para a bandidagem” e destaca reação de MT

O governador Otaviano Pivetta afirmou, nesta quinta-feira (30.7), que a segurança pública é um dos principais desafios enfrentados pelo Brasil, mas destacou que Mato Grosso tem adotado medidas para fortalecer as forças de segurança, com foco na redução dos índices de criminalidade.
Durante entrevista ao programa Pongó News, da Rádio Capital FM, o governador ressaltou que o Estado tem investido na contratação de novos profissionais, aquisição de equipamentos, modernização das corporações e valorização dos servidores da área.
“Segurança é um desafio brasileiro. Aqui em Mato Grosso, todas as medidas necessárias para fortalecer as forças de segurança foram tomadas. Contratamos novos policiais militares, policiais civis, delegados, polícia técnica, bombeiros, investimos em equipamentos, armamentos, apoio e valorização. O Governo de Mato Grosso tem demonstrado o valor que a polícia tem para nós”, afirmou.
Desde 2019, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 2 bilhões em Segurança Pública, com a ampliação do efetivo das corporações, aquisição de viaturas, armamentos, equipamentos, tecnologia, construção e modernização de unidades e valorização dos profissionais.
“Aqui em Mato Grosso não tem moleza para a bandidagem. Estamos reduzindo todos os índices de violência, e esses números são públicos. Reduzimos 14% o número de homicídios em relação ao mesmo período do ano passado. A polícia não está dando moleza”, destacou.
O governador também destacou os investimentos em tecnologia para reforçar o combate ao crime organizado, entre eles a aquisição de bloqueadores de sinal de celular para o sistema penitenciário.
“Estamos comprando bloqueadores de celular, que já prestam serviço em unidades de segurança máxima. Estamos tomando todas as medidas necessárias para melhorar a segurança pública”, finalizou.
Além dos investimentos em estrutura e tecnologia, o Governo do Estado também ampliou o efetivo das forças de segurança. Desde que assumiu o comando do Estado, em abril de 2026, Otaviano Pivetta já convocou 1.013 profissionais para reforçar as corporações. Somando todas as convocações realizadas desde o início da gestão, em 2019, Mato Grosso já contabiliza 4.798 profissionais convocados para atuar na Segurança Pública.
Fonte: Assessoria Republicanos
-
Investigação Polícial1 dia atrásEsposa de suposto braço direito do CV é presa no aeroporto de VG ao retornar da França
-
Cidades11 horas atrásVereador apresenta projeto para proibir competições de “Farmar Aura” em espaços públicos
-
Cultura1 dia atrásFlor Ribeirinha conquista pentacampeonato mundial e leva o siriri de MT ao topo do folclore internacional
-
Política1 dia atrásPL e MDB avançam para formar chapa com Wellington, Janaina e Medeiros
-
Mato Grosso12 horas atrásMudança no Estatuto da AMM propõe mudanças sobre calendário eleitoral e representatividade dos prefeitos
-
Política1 dia atrásWellington confirma Janaína Riva e José Medeiros na chapa ao Senado e anuncia apoio de Jayme Campos ao projeto do PL
-
Clima11 horas atrásAgosto será de calor acima da média e pouca chuva em Mato Grosso, aponta Inmet
-
Investimentos1 dia atrásBrasil e Bolívia avançam em estrada estratégica para o agro ligando MT ao Pacífico





