Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política

Governo propõe vender vagões do VLT por R$ 1,2 bilhão

ssel

mancheO governo Mauro Mendes (União) apresentou uma proposta para vender os vagões e todo material rodante do abandonado Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao governo da Bahia pelo valor de aproximadamente R$ 1.2 bilhão. Porém, o governo baiano propõe pagar cerca de R$ 700 milhões. A informação foi divulgada pelo jornal A Tarde da Bahia e confirmada por A Gazeta.

 

O pedido do governo tem por base a correção inflacionária do valor dos vagões do VLT comprados em 2012 pelo valor de R$ 497.999 milhões. Corrigidos, o valor em 2024 seria de R$ 1.177 bilhão. No entanto, o governo baiano apresentou uma oferta de R$ 600 milhões, valor bem abaixo da avaliação que Grupo CCR, que administra o Sistema Metroviário de Salvador, que apontou uma depreciação de 30% no valor dos vagões devido estar há mais de uma década parados.

 

Caso levasse em consideração a depreciação pelo tempo em valores corrigidos, os 40 trens mato-grossenses valeriam R$ 824 milhões, conforme relatório da CCR. Mesmo passado mais de 10 anos de sua aquisição, a empresa avalia que os 280 vagões estão em condições perfeitas para a operacionalização no VLT da capital baiana.

Leia Também:  CRM Investiga o Caso Manuela Tecchio em Sinop

 

Diante do impasse, o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou a sugestão do governo baiano pagar cerca de R$ 900 milhões para o governo mato-grossense. No entanto, a Bahia espera chegar a um preço final entre R$ 650 milhões e R$ 700 milhões, com base na avaliação feita pela CCR.

 

A CCR Metrô Bahia ainda orienta, caso o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), queira concretizar a negociação deve estabelecer algumas exigências, como garantia técnica, assistência pósvenda por pelo menos dois anos, a disponibilização de insumos para os primeiros meses de operação, toda a documentação técnica que viabilize o rastreamento da fabricação e os reparos dos componentes, além de manuais de operação e de manutenção.

 

As negociações estão sendo conduzidas sob mediação TCU, por meio de um Grupo de Trabalho (GT), com participação de secretários dos dois governos e representantes dos Tribunais de Contas baiano e mato-grossenses.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Lula e Flávio Bolsonaro participam de eventos em Mato Grosso no mesmo dia

Os dois principais candidatos à presidência deverão estar, no mesmo dia, em Mato Grosso. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tentará a reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL) cumprirão agendas no estado no próximo dia 20.

Lula estará na inauguração do Terminal Ferroviário da Rumo, no entorno da BR-070, município de Dom Aquino. A solenidade marca a entrega da primeira etapa da ferrovia estadual que, quando pronta, ligará os municípios de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. A inauguração estava marcada para o próximo dia 19, mas foi alterada justamente para que Lula pudesse participar do evento.

O novo terminal terá capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano, ampliando a capacidade logística do Estado e reduzindo a dependência do transporte rodoviário. Apenas nesta primeira etapa foram investidos R$ 5 bilhões.

Já a vinda de Flávio foi confirmada pelo próprio senador, que participará de mais uma edição a Marcha para Jesus, evento voltado ao público evangélico, realizado em Cuiabá. Os organizadores do ato, que será realizado na tarde do dia 20, também confirmaram a presença de diversos políticos mato-grossenses de direita. (RD News)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Preços do arroz continuam em tendência de queda com a proximidade de uma nova safra abundante
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA