Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Polícia

Rotam forma 33 policiais especialistas em Controle de Distúrbios

Trinta e dois policiais militares de Mato Grosso e um policial penal de Rondônia concluíram, nesta terça-feira (04.10), o 3º Curso de Especialização em Controle de Distúrbios Civis, do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) em Cuiabá.

O curso teve como objetivo capacitar profissionais da segurança pública em operações complexas, como contenção de rebeliões em presídios, grandes eventos esportivos e manifestações sociais que causam desordens, entre outras.

Após 40 dias de especialização realizados na capital e uma modalidade de técnicas e tecnologia de menor potencial ofensivo, na Base da Força Nacional de Segurança Pública, em Brasília, os militares tornam-se habilitados para atuar e liderar ações de contenção de crises sociais e manutenção da paz e da ordem pública.

A capacitação estabelece ainda conhecimentos de direitos humanos, uso progressivo da força, socorro de urgência, funções técnicas da PM – como tiro policial – legislação e código civil, treinamento físico, tática de controle de distúrbios civis, treino em material bélico e noções de controle de fogo. 

Leia Também:  Polícia Civil prende três e fecha ponto de venda de drogas e receptação em Nova Mutum

“Não há dúvidas de que se trata de um curso que exige muito dos participantes. Esses policiais especializados estão aptos a intervir em qualquer situação, que fuja do controle normal da tropa ordinária”, destacou o segundo tenente da Rotam, Onelil Natos Correia.

O tenente-coronel da Rotam, André Wilian Dorileo, enfatizou que no atual cenário tem sido recorrente o fenômeno de protestos sociais, pelos inúmeros problemas de caráter social na qual coloca em risco a integridade da pessoa e do patrimônio público. 

Por isso, ainda conforme Dorileu, é de suma importância a capacitação, preparo e responsabilidade no combate e controle da ordem pública por parte dos militares. 

“Neste contexto, a preservação da ordem pública é vital para o desenvolvimento da sociedade e fator preponderante na qualidade de vida do cidadão. Esta é mais uma grande turma que estamos formando de policiais militares preparados para o bom combate”, afirma.

Fonte: PM MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

PMs da Força Tática apreendem 66 quilos de maconha e causa prejuízo de R$ 300 mil ao crime

Policiais militares da Força Tática do 4º Comando Regional apreenderam 66 quilos de substância análoga a maconha, na noite desta segunda-feira (8), em Rondonópolis. Na ação, um homem, de 32 anos, foi preso em flagrante por tráfico ilícito de entorpecentes.

Durante execução da Operação Tolerância Zero, a equipe da Força Tática recebeu informações, do setor de inteligência, sobre um possível local de armazenamento e tráfico de drogas em uma quitinete, no bairro Vila Operária.

Os policiais foram ao endereço informado e, ao se aproximarem, sentiram forte odor característico de droga vindo de uma das residências. A equipe fez abordagem e localizou o suspeito que foi detido. Questionado sobre a droga, o homem afirmou que o entorpecente estava escondido debaixo de uma cama.

Os militares fizeram busca no local indicado e encontraram 64 tabletes de drogas, que totalizaram 66 quilos. Ainda em depoimento, o homem afirmou que havia retirado o material na rodoviária do município de Poxoréu e que faria a distribuição na cidade de Rondonópolis.

Leia Também:  PJC e PM desarticulam quadrilha e frustra furto à agência bancária em Vera

Diante do flagrante, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, e entregue à Polícia Judiciária Civil para demais procedimentos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA