Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Polícia

Polícia Civil recupera mais de R$ 40 mil subtraídos em crimes de fraude pela internet

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) em trabalho conjunto com outras Delegacias de Polícia do estado, recuperou nesta semana mais de R$ 40 mil subtraídos de vítimas em diferentes modalidades de golpes aplicados por estelionatários. 

As ações, que resultaram na recuperação dos valores contaram com apoio das Delegacias de Cáceres, Rondonópolis, Sorriso, Sinop, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu e do Plantão Especializado de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá. 

Em dois casos distintos, as vítimas moradores das cidades de Sinop e Santa Cruz do Xingu conheceram mulheres por redes sociais da internet e após conversas íntimas passaram a receber ameaças de morte sob a alegação de que a mulher era casada. 

Para não executarem o suposto crime, os golpistas pediam valores em dinheiro que foram transferidos pelas vítimas, que só perceberam que caíram em um golpe, após os suspeitos continuarem com os pedidos por dinheiro. 

Em outro caso envolvendo ameaças, a vítima, moradora da cidade de Cáceres passou a receber mensagens de uma pessoa que se identificou como membro de uma facção criminosa. Nas ameaças, o golpista dizia que a vítima deveria fazer a transferência de valores, caso contrário toda sua família morreria. 

Leia Também:  Apreensão de 26 Kg de Drogas e Prisão de Suspeitos Reforçam Compromisso da Polícia Rodoviária Federal na Segurança Rodoviária

Na cidade de Sorriso, a vítima teve os valores subtraídos após cair no golpe do falso intermediador de venda na compra de uma motocicleta Honda Biz anunciada pela internet. Após ver o veículo com o verdadeiro proprietário, a vítima fez a negociação com o golpista e fez a transferência do valor para a conta indicada por ele, somente depois descobrindo que havia caído em um golpe. 

Em outro golpe relacionado a compra de bens, a vítima de Rondonópolis comprou uma casa, chegando a registrar o contrato particular de compra e venda em cartório e somente após o estelionatário pedir mais dinheiro descobriu que havia caído em um golpe. 

Em Ribeirão Cascalheira, um senhor de 67 anos caiu no golpe do falso perfil do whatsapp e fez três depósitos de alto valor acreditando ser a pedido de seu filho. Usando uma foto de perfil do filho e da nora da vítima, o suspeito inicialmente pediu o pagamento de boletos, não sendo possível realizar a transação devido a erros no documento. 

Após o fato, a vítima fez o depósito dos valores em contas indicadas pelo suspeito e somente depois descobriu que havia caído em um golpe. 

Em outro caso de golpe também aplicado por meio de aplicativo de mensagens, a vítima de 59 anos, moradora de Cuiabá, recebeu mensagem informando que os pontos do seu cartão de crédito iriam expirar, sendo enviado um link de acesso para suposta compra de produtos. Por meio do link o golpista conseguiu informações da conta bancária da vítima conseguindo a movimentação de valores. 

Leia Também:  PM prende três pessoas e recupera módulos de câmbios de carretas furtados

Em todos os casos, as unidades policiais que fizeram o registro da ocorrência entraram em contato da DRCI, que identificou as agências bancárias responsáveis pelas transações e por meio de contato com o setor antifraudes dos bancos conseguiu o bloqueio de valores subtraídos das vítimas.

As ações resultaram em mais de R$ 40 mil recuperados e que serão restituídos às vítimas após providências de segurança junto aos bancos. 

O delegado da DRCI, Ruy Peral, destaca que as vítimas devem estar atentas aos diferentes tipos de golpes aplicados pelos estelionatários e fazer a transferência de valores somente em situações de certeza do beneficiário e do destino da quantia. “As fraudes eletrônicas estão cada vez mais especializadas, assim como a atuação dos golpistas que usam de diferentes meios para enganar e subtrair valores das vítimas”, disse o delegado.

Fonte: PJC MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

PMs da Força Tática apreendem 66 quilos de maconha e causa prejuízo de R$ 300 mil ao crime

Policiais militares da Força Tática do 4º Comando Regional apreenderam 66 quilos de substância análoga a maconha, na noite desta segunda-feira (8), em Rondonópolis. Na ação, um homem, de 32 anos, foi preso em flagrante por tráfico ilícito de entorpecentes.

Durante execução da Operação Tolerância Zero, a equipe da Força Tática recebeu informações, do setor de inteligência, sobre um possível local de armazenamento e tráfico de drogas em uma quitinete, no bairro Vila Operária.

Os policiais foram ao endereço informado e, ao se aproximarem, sentiram forte odor característico de droga vindo de uma das residências. A equipe fez abordagem e localizou o suspeito que foi detido. Questionado sobre a droga, o homem afirmou que o entorpecente estava escondido debaixo de uma cama.

Os militares fizeram busca no local indicado e encontraram 64 tabletes de drogas, que totalizaram 66 quilos. Ainda em depoimento, o homem afirmou que havia retirado o material na rodoviária do município de Poxoréu e que faria a distribuição na cidade de Rondonópolis.

Leia Também:  Programador de sites é preso em operação do Ministério da Justiça

Diante do flagrante, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, e entregue à Polícia Judiciária Civil para demais procedimentos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA