Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mundo

Lula e Trump conversam por telefone; brasileiro irá a Washington ‘em breve’

Os presidentes Lula e Donald Trump conversaram por telefone hoje durante 50 minutos, informou o Palácio do Planalto. Na conversa, os dois acordaram que o brasileiro irá a Washington em breve.

Comunicado não diz se o Brasil aceitou o convite de Trump para integrar o “Conselho da Paz” lançado pelo norte-americano. No entanto, Lula propôs que o novo órgão se limite à questão de Gaza e preveja assento para a Palestina. O petista também defendeu uma reforma abrangente da ONU, que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.

O presidente dos EUA lançou no último dia 22, durante o Fórum Econômico Mundial, na Suíça, o chamado Conselho da Paz. Mais de 20 países já aceitaram o convite do americano para fazer parte do grupo, que teve o escopo ampliado para resolver conflitos globais, além da guerra em Gaza.

Antes, Trump já havia dito que Lula, que também foi convidado para o conselho, poderá ter um “grande papel” na entidade.

Os dois presidentes também falaram sobre a Venezuela. De acordo com a nota, Lula ressaltou a importância de preservar a paz e a estabilidade da região e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano. O ditador venezuelano Nicolás Maduro foi capturado pelos EUA no início do mês.

Leia Também:  Decreto modifica medição das espécies arbóreas do Bioma Pantanal

Lula ainda reforçou proposta para fortalecer a cooperação entre os países contra o crime organizado, lavagem de dinheiro e tráfico de armas. “A proposta foi bem recebida pelo presidente norte-americano”, diz um trecho da nota.

Lula e Trump também conversaram sobre os indicadores econômicos dos dois países. Segundo o governo brasileiro, “ambos saudaram o bom relacionamento construído nos últimos meses, que resultou no levantamento de parte significativa das tarifas aplicadas a produtos brasileiros”.

Propaganda

Alerta

Ex-combatente volta da Ucrânia sem avisar e surpreende esposa no interior de MT

O Mato-grossense Manrique Martins, conhecido como Comodoro, chamou atenção nas redes sociais ao publicar um vídeo mostrando o retorno da Ucrânia para o Brasil. No leste europeu, Manrique serviu na Legião Internacional. Na chegada, ele surpreendeu a esposa e viralizou na internet.

Nas imagens, Manrique aparece usando roupa militar enquanto caminha por uma rua de Comodoro (a 625 Km de Cuiabá). A publicação registra o momento do retorno e a surpresa preparada para a companheira, sem que ela soubesse que ele havia voltado.

Com um buquê de flores nas mãos, Manrique entrou na unidade de saúde onde a esposa trabalha. No local, ele conversou com uma enfermeira, que o conduziu até uma sala e ajudou a preparar a surpresa.

Manrique ficou à espera da companheira até o momento em que ela entrou no ambiente. Ao perceber que o marido havia retornado, a mulher demonstrou surpresa e felicidade. Os dois se abraçaram por um longo período e caíram no choro, em uma cena marcada pela emoção do reencontro.

O vídeo foi publicado nas redes sociais e rapidamente gerou repercussão. Na gravação, o ex-combatente aparece de forma descontraída durante o retorno, enquanto a publicação faz referência à chegada inesperada para a mulher.

Leia Também:  Por que PCC e CV viraram preocupação para reunião entre Lula e Trump

A postagem ocorre após Manrique compartilhar outro vídeo em que faz um alerta a brasileiros que pensam em viajar para a Ucrânia ou para a Rússia para participar da guerra.

ALERTA

No relato, Manrique afirma que serviu na Legião Internacional e pede que jovens desistam da ideia de participar do conflito. Segundo ele, recrutadores fariam promessas de altos pagamentos para convencer estrangeiros a viajar para a região. “Por favor, não vá”, diz o brasileiro no vídeo.

Ele afirma ainda que os valores prometidos vão até R$ 50 mil por mês ou US$ 10 mil, mas as ofertas não corresponderiam à realidade.

Manrique também relata que alguns jovens seriam atraídos pela adrenalina e pela ideia de vivenciar uma guerra. Ele cita a influência de jogos eletrônicos de tiro como um dos possíveis fatores para esse interesse. (HNT)

Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA