Mundo
Lula e Trump conversam por telefone; brasileiro irá a Washington ‘em breve’

Os presidentes Lula e Donald Trump conversaram por telefone hoje durante 50 minutos, informou o Palácio do Planalto. Na conversa, os dois acordaram que o brasileiro irá a Washington em breve.
Comunicado não diz se o Brasil aceitou o convite de Trump para integrar o “Conselho da Paz” lançado pelo norte-americano. No entanto, Lula propôs que o novo órgão se limite à questão de Gaza e preveja assento para a Palestina. O petista também defendeu uma reforma abrangente da ONU, que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança.
O presidente dos EUA lançou no último dia 22, durante o Fórum Econômico Mundial, na Suíça, o chamado Conselho da Paz. Mais de 20 países já aceitaram o convite do americano para fazer parte do grupo, que teve o escopo ampliado para resolver conflitos globais, além da guerra em Gaza.
Antes, Trump já havia dito que Lula, que também foi convidado para o conselho, poderá ter um “grande papel” na entidade.
Os dois presidentes também falaram sobre a Venezuela. De acordo com a nota, Lula ressaltou a importância de preservar a paz e a estabilidade da região e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano. O ditador venezuelano Nicolás Maduro foi capturado pelos EUA no início do mês.
Lula ainda reforçou proposta para fortalecer a cooperação entre os países contra o crime organizado, lavagem de dinheiro e tráfico de armas. “A proposta foi bem recebida pelo presidente norte-americano”, diz um trecho da nota.
Lula e Trump também conversaram sobre os indicadores econômicos dos dois países. Segundo o governo brasileiro, “ambos saudaram o bom relacionamento construído nos últimos meses, que resultou no levantamento de parte significativa das tarifas aplicadas a produtos brasileiros”.
Mundo
Casal é preso após tentar fazer sexo dentro de avião

Um casal foi preso nesse sábado (09) após tentar manter relações sexuais dentro de um avião durante um voo com destino à Argentina. O caso foi divulgado pelo jornal argentino La Nación.
Segundo a publicação, o homem, de 55 anos, e a mulher, de 60, foram flagrados seminus em seus assentos após denúncias feitas por outros passageiros da aeronave.
O voo da companhia aérea Copa Airlines vinha do Panamá e precisou realizar um pouso no aeroporto da cidade de Rosário após a situação ser comunicada ao comandante pelo chefe da cabine.
Ainda conforme o jornal argentino, a agência de aviação civil da Argentina não possui uma regulamentação específica para casos de prática sexual dentro de aeronaves. Mesmo assim, o Ministério Público foi acionado e o casal deverá responder criminalmente por atentado ao pudor.
Após o pouso, os dois foram levados para uma delegacia, onde passaram pelos procedimentos legais e administrativos relacionados ao caso.
As identidades dos envolvidos não foram divulgadas pelas autoridades argentinas.
-
Cidades1 dia atrásSinop e Nortão podem ter apenas Juarez Costa como representante na Câmara Federal
-
Entretenimento1 dia atrásAgosto terá dois eclipses visíveis em diferentes partes do mundo; eclipse lunar poderá ser visto no Brasil
-
Mato Grosso1 dia atrásGoverno rescinde contratos e multa empresas em R$ 7,2 milhões por falhas na MT-170
-
Cuiabá1 dia atrásColeguinha leva veneno de rato para escola em Cuiabá, sete crianças têm contato com substância e uma vai parar no HMC
-
Economia1 dia atrásSalários de até R$ 53 mil e falta de profissionais: veja as 10 profissões mais valorizadas
-
Eleições1 dia atrásEleitor tem até 20 de agosto para solicitar voto em trânsito nas eleições
-
Polícia1 dia atrás‘Festinha’ de menores deixa adolescente de 15 anos desacordada em Confresa
-
Economia1 dia atrásNova Mutum é um dos município que mais recebeu repasse de ICMS em junho, mais de 13 milhões de reais





