Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Poder Judiciário de Mato Grosso

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Complexo Pomeri, em Cuiabá, colaboraram com o restauro ecológico da nascente do lago do Parque das Águas, em uma ação realizada pelo projeto Verde Novo, em parceria com o Instituto Ação Verde, Secretaria Adjunta de Justiça do Estado e a empresa Rumo Logística.
 
Mais de 400 mudas foram plantadas na área que fica localizada no terreno da secretaria, na região do Centro Político Administrativo da Capital.
 
A ação teve início em 2021, com a catalogação da nascente e preparado do local pelo Verde Novo. Este mês, os parceiros procuraram o projeto do Poder Judiciário, que viabilizou o plantio com a colaboração de voluntários e os menores infratores.
 
“É gratificante poder estar novamente neste lugar fazendo mais projetos, contando com a confiança de todos os superiores que estão lá dentro nos ajudando. Plantar, fazer o cultivo, é algo que vem de dentro de mim, sempre foi meu hobbie. Me lembra minha infância e vou levar isso por toda a minha vida”, relatou um dos adolescentes.
 
Na visão do Governo do Estado, o projeto pode ser expandido, no sentido de inserir mais adolescentes e reflorestar mais áreas do Centro Político. “Entendemos que a educação ambiental é um dos caminhos para a reinserção social. A maioria desses adolescentes não vivenciou esse contato com a terra. A experiência tem sido muito positiva, temos unidades no interior onde temos hortas e cultivo de plantas frutíferas, e queremos ampliar ainda mais”, pontuou a secretária Lenice Silva dos Santos Barros.
 
Presidente do Instituto Ação Verde, Adilson Valera Ruiz refletiu sobre a importância da ação: “a teoria fundamenta a vida, mas a prática, a ação, é muito importante. Eles estão participando efetivamente e verão daqui a alguns anos esse bosque que ajudaram a plantar”.
 
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Imagem: Foto horizontal colorida do plantio de uma muda de árvore na terra. Vemos os braços estendidos colocando a muda na cova.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vila Rica divulga edital de processo seletivo para profissionais do Serviço Social e Psicologia
Propaganda

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta autoriza convocação de 430 aprovados em concurso da PM

O governador Otaviano Pivetta autorizou, na noite desta quinta-feira (28.5), a convocação de mais 430 aprovados no concurso público da Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp) para a Polícia Militar. Serão chamados 400 novos soldados e 30 oficiais para reforçar o efetivo da corporação.

“Esses novos soldados vão se formar em oito cidades-polo do Estado, sendo 50 em cada município, e onde eles se formarem eles vão atuar. Todos serão designados para o interior do Estado, para reforçar ainda mais a segurança de toda a população”, afirmou o governador.

A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, ressaltou que a convocação representa mais um avanço no fortalecimento das forças de segurança e no atendimento das demandas da população mato-grossense, especialmente nos municípios do interior do Estado.

“É o planejamento que o Governo do Estado coloca em prática para ampliar a estrutura da segurança pública. Um chamamento extremamente importante, principalmente para atender essas cidades-polo, levando mais segurança para a população”, destacou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, explicou que os municípios que vão receber o curso de formação foram escolhidos de forma estratégica para potencializar a atuação da instituição.

Leia Também:  Feminicídios deixam 92 crianças sem mães em Mato Grosso

“Esse reforço no efetivo é mais uma camada de segurança que nós levamos para o interior do Estado. Essas cidades que vão sediar a formação dos novos policiais e depois incorporá-los no efetivo foram escolhidas considerando os indicadores criminais. Por isso, nosso objetivo é levar o reforço desde o estágio desses novos policiais, garantindo mais segurança para o cidadão”, observou.

A nova convocação reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento da segurança pública, que tem recebido, ao longo dos últimos sete anos, investimentos históricos para melhorias no armamento, viaturas, tecnologias e estruturação das unidades, além da valorização dos profissionais.

Desde 2019, o Estado já convocou 1.338 novos profissionais para cargos efetivos na Polícia Militar. A última convocação ocorreu no mês de abril, quando 41 candidatos foram convocados para o cargo de aluno-soldado e 12 para aluno-oficial.

A lista de novos convocados será publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

Acompanharam a agenda o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, os comandantes dos Comandos Regionais de Cuiabá e Várzea Grande e de batalhões da região metropolitana, além da diretoria da Polícia Militar.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA