Mato Grosso
Mobilização tem a adesão de várias Promotorias de Justiça
Diversas Promotorias de Justiça da Infância e Juventude estão participando das ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, realizadas na Capital e interior do estado. Em Rondonópolis, por exemplo, os trabalhos começaram na segunda-feira.
A promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower realizou palestra sobre o combate ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescente no Movimento de Cursilho de Cristandade promovido pela Escola de Formação na Igreja Bom Pastor. Cerca de 150 pessoas, representantes de 10 Paróquias de Rondonópolis, participaram da discussão.
Também em Rondonópolis, o MPMT ministrou palestra de abertura da Semana Contra o Abuso Sexual de Criança e Adolescente, organizada pelo Grêmio Estudantil Unidos Agora. Nesta quinta-feira (18), às 7h30, a Promotoria de Justiça participará da “Passeata 18 de Maio”, saindo da Praça Brasil até a Praça dos Carreiros. Está prevista ainda a participação na premiação do Projeto Faça Bonito, desenvolvido com crianças e adolescentes em vulnerabilidade, ou já em situação de violação de seus direitos.
A programação inclui ainda palestra sobre “Sinais apresentados pelas crianças e adolescentes que indicam a presença de violência sexual”, no dia 24, às 8h, na Delegacia Regional de Educação. Interessados podem se inscrever até o dia 23 de maio (abre.ai/palestra-faca-bonito-roo).
Colíder – A Promotoria de Justiça Cível de Colíder realizou palestras em duas escolas da zona rural do município, Escola Estadual Nova Galileia e Escola Estadual Café Norte, sobre o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A iniciativa marcou o início da campanha do Maio Laranja (“Faça Bonito”) no município de Colíder, realizada pela rede de proteção das crianças e dos adolescentes com o objetivo de reforçar as ações de combate e conscientização, além de promover a proteção de seus direitos. Participaram também dos eventos o CREAS e o Conselho Tutelar.
Fonte: Ministério Público MT – MT
Mato Grosso
Governador Otaviano Pivetta autoriza convocação de 430 aprovados em concurso da PM

O governador Otaviano Pivetta autorizou, na noite desta quinta-feira (28.5), a convocação de mais 430 aprovados no concurso público da Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp) para a Polícia Militar. Serão chamados 400 novos soldados e 30 oficiais para reforçar o efetivo da corporação.
“Esses novos soldados vão se formar em oito cidades-polo do Estado, sendo 50 em cada município, e onde eles se formarem eles vão atuar. Todos serão designados para o interior do Estado, para reforçar ainda mais a segurança de toda a população”, afirmou o governador.
A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, ressaltou que a convocação representa mais um avanço no fortalecimento das forças de segurança e no atendimento das demandas da população mato-grossense, especialmente nos municípios do interior do Estado.
“É o planejamento que o Governo do Estado coloca em prática para ampliar a estrutura da segurança pública. Um chamamento extremamente importante, principalmente para atender essas cidades-polo, levando mais segurança para a população”, destacou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, explicou que os municípios que vão receber o curso de formação foram escolhidos de forma estratégica para potencializar a atuação da instituição.
“Esse reforço no efetivo é mais uma camada de segurança que nós levamos para o interior do Estado. Essas cidades que vão sediar a formação dos novos policiais e depois incorporá-los no efetivo foram escolhidas considerando os indicadores criminais. Por isso, nosso objetivo é levar o reforço desde o estágio desses novos policiais, garantindo mais segurança para o cidadão”, observou.
A nova convocação reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento da segurança pública, que tem recebido, ao longo dos últimos sete anos, investimentos históricos para melhorias no armamento, viaturas, tecnologias e estruturação das unidades, além da valorização dos profissionais.
Desde 2019, o Estado já convocou 1.338 novos profissionais para cargos efetivos na Polícia Militar. A última convocação ocorreu no mês de abril, quando 41 candidatos foram convocados para o cargo de aluno-soldado e 12 para aluno-oficial.
A lista de novos convocados será publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
Acompanharam a agenda o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, os comandantes dos Comandos Regionais de Cuiabá e Várzea Grande e de batalhões da região metropolitana, além da diretoria da Polícia Militar.
-
Cidades4 dias atrásSanta Rita do Trivelato recebe empresa interessada em estudos sobre potencial de petróleo e gás natural
-
É Direito4 dias atrásJustiça determina reintegração de posse de área de 3,3 mil hectares em Santa Rita do Trivelato
-
Fatalidade4 dias atrásMorador de Sinop morre na guerra Rússia/Ucrânia; “Sinop também derruba drone, derrubei hoje, Lisboa”
-
Acidente4 dias atrásFerrari e Tesla batem durante corrida que aconteceu no Parque Novo Mato Grosso; VÍDEO
-
Justiça4 dias atrásTRE-MT reúne partidos, federações e advogados para debater propaganda, inteligência artificial e regras do processo eleitoral
-
Saúde4 dias atrásDoar sangue e salvar vidas: um gesto simples que transforma o mundo
-
É Direito4 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades4 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador





