Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Judiciário realiza diagnóstico de saúde do público interno para traçar estratégias de atendimento

O Poder Judiciário de Mato Grosso está dando um importante passo em direção ao bem-estar do público interno. A pedido da Presidência do Tribunal de Justiça (TJMT), a Coordenadoria de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça (CAud/TJMT) está preparando um diagnóstico da saúde física e emocional de magistrados(as) e servidores(as). Com esse mapeamento, a Administração irá traçar as melhores estratégias para atender aos anseios das pessoas que atuam no Judiciário.
 
A iniciativa é extremamente importante, pois o bem-estar do público interno é fundamental para o bom funcionamento do Poder Judiciário. O diagnóstico irá permitir que a Administração conheça as principais causas de absenteísmo de servidores(as) e magistrados(as), seus anseios e dificuldades e, assim, possa promover ações que visem à melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
 
Para executar essa demanda, a CAud, em conjunto com a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), Vice-Diretoria-Geral e Diretoria-Geral, irá se subsidiar dos trabalhos de uma consultoria para realizar o levantamento referente à saúde do público interno. Para a coleta de dados, a CAud lançará mão de entrevistas, questionários, dentre outros elementos que possam auxiliar o relatório final que tem previsão de entrega em 30 dias.
 
No TJMT, a Coordenadoria de Auditoria Interna, com fundamento nas Resoluções 308/2020 e 309/2020 do CNJ, é responsável por garantir a transparência e a eficiência dos processos administrativos do Poder Judiciário em Mato Grosso. Sua atuação é fundamental, principalmente em face das ações preventivas dos processos e fluxos das áreas administrativas, quando da análise da sua conformidade, com a identificação de possíveis erros ou irregularidades que possam comprometer a lisura do sistema.
 
Ressalta-se que o diagnóstico da saúde física e emocional do público interno vem ao encontro do que estabelece a Resolução n. 207/2015, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados(as) e servidores(as).
 
No âmbito do Judiciário Mato-Grossense, foi instituído o Comitê Local de Atenção Integral à Saúde, em 2017, atualmente presidido pelo desembargador Gilberto Giraldelli, o qual possui, dentre seus objetivos, fomentar os programas, projetos e ações vinculados à política de atenção à saúde de magistrados(as) e servidores(as).
 
Ao entender como se encontra a saúde física e emocional de servidores(as) e magistrados(as), a Administração poderá criar políticas e ações que visem à melhoria do ambiente de trabalho e, consequentemente, aprimorar a qualidade de vida e o bem-estar de seu público interno, o que refletirá na melhoria da prestação jurisdicional.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Conselho Nacional de Justiça promove 3º Webinário Prevjud Explicado
Propaganda

Mato Grosso

Governador Otaviano Pivetta autoriza convocação de 430 aprovados em concurso da PM

O governador Otaviano Pivetta autorizou, na noite desta quinta-feira (28.5), a convocação de mais 430 aprovados no concurso público da Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp) para a Polícia Militar. Serão chamados 400 novos soldados e 30 oficiais para reforçar o efetivo da corporação.

“Esses novos soldados vão se formar em oito cidades-polo do Estado, sendo 50 em cada município, e onde eles se formarem eles vão atuar. Todos serão designados para o interior do Estado, para reforçar ainda mais a segurança de toda a população”, afirmou o governador.

A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, ressaltou que a convocação representa mais um avanço no fortalecimento das forças de segurança e no atendimento das demandas da população mato-grossense, especialmente nos municípios do interior do Estado.

“É o planejamento que o Governo do Estado coloca em prática para ampliar a estrutura da segurança pública. Um chamamento extremamente importante, principalmente para atender essas cidades-polo, levando mais segurança para a população”, destacou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, explicou que os municípios que vão receber o curso de formação foram escolhidos de forma estratégica para potencializar a atuação da instituição.

Leia Também:  Coordenadoria da Mulher do Judiciário prepara ações para 22ª Semana Justiça pela Paz em Casa

“Esse reforço no efetivo é mais uma camada de segurança que nós levamos para o interior do Estado. Essas cidades que vão sediar a formação dos novos policiais e depois incorporá-los no efetivo foram escolhidas considerando os indicadores criminais. Por isso, nosso objetivo é levar o reforço desde o estágio desses novos policiais, garantindo mais segurança para o cidadão”, observou.

A nova convocação reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o fortalecimento da segurança pública, que tem recebido, ao longo dos últimos sete anos, investimentos históricos para melhorias no armamento, viaturas, tecnologias e estruturação das unidades, além da valorização dos profissionais.

Desde 2019, o Estado já convocou 1.338 novos profissionais para cargos efetivos na Polícia Militar. A última convocação ocorreu no mês de abril, quando 41 candidatos foram convocados para o cargo de aluno-soldado e 12 para aluno-oficial.

A lista de novos convocados será publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

Acompanharam a agenda o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, os comandantes dos Comandos Regionais de Cuiabá e Várzea Grande e de batalhões da região metropolitana, além da diretoria da Polícia Militar.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA