Cidades
Projeto “MPT na Escola” mobiliza estudantes da Rede Municipal de Diamantino na luta contra o trabalho infantil
No dia 12 de junho acontecerá a premiação do Projeto MPT na Escola, uma ação voltada à prevenção e ao combate ao trabalho infantil. Uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto MPT da Escola, tem como objetivo promover debates e reflexões no ambiente escolar, incentivando alunos e professores a desenvolverem atividades pedagógicas que abordem os direitos da criança e do adolescente, com foco especial na erradicação do trabalho infantil.
Como parte das ações do projeto, os estudantes estão produzindo trabalhos nas categorias conto, poesia e desenho, que serão avaliados por uma comissão. A seleção dos melhores trabalhos será realizada no dia 10 de junho.
Os alunos que conquistarem o 1º e 2º lugar em cada categoria serão premiados com uma bicicleta, como forma de incentivo e reconhecimento pelo empenho, dedicação e criatividade.
A cerimônia de premiação está agendada para o dia 12 de junho, às 18h30, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Além da cerimônia de premiação, também será ministrada a palestra “As consequências do trabalho infantil para a saúde da criança”, pela vereadora Monnize Costa.
O Prefeito Chico Mendes, ressaltou a importância do projeto para a conscientização de toda a comunidade.
“Investir na educação é também investir na proteção das nossas crianças. Este projeto é de suma importância para a formação de cidadãos conscientes e para a conscientização de toda a comunidade sobre a erradicação do trabalho infantil, que ainda é uma realidade em muitas regiões do país.”
A Secretária Municipal de Educação, Adélia Maria, destacou o compromisso do governo municipal com a proteção integral à infância.
“A promoção de uma educação que forma cidadãos conscientes de seus direitos e deveres é o nosso compromisso. Desde já parabenizamos todas as escolas, educadores e alunos envolvidos nessa importante iniciativa no combate a erradicação do trabalho infantil.”
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





