Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

É Direito

Disputa pesada: 18 magistradas brigam por vaga aberta no TJ de Mato Grosso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso já tem data marcada para mexer no topo da magistratura estadual. No dia 12 de fevereiro, o TJMT realiza uma sessão decisiva que vai definir dois novos desembargadores, em uma movimentação que redesenha a composição da Corte.

Uma das vagas surge com a aposentadoria compulsória do desembargador Sebastião de Moraes Filho, que deixou o cargo ao atingir 75 anos — idade limite para magistrados no Estado. A sucessão promete disputa intensa: 18 magistradas concorrem à cadeira aberta pelo critério de merecimento.

Estão na disputa:

Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro, Ester Belém Nunes, Eulice Jaqueline da Costa Cherulli, Milene Aparecida Pereira Beltramini, Maria Mazarelo Farias Pinto, Gleide Bispo Santos, Monica Catarina Perri Siqueira, Amnin Haddadd Campos, Ana Cristina Silva Mendes, Célia Regina Vidotti, Christiane da Costa Marques Neves, Tatiane Colombo, Angela Regina Gama da Silveira Gutierrez Gimenez, Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva e Adriana Sant’Anna Conigaham, entre outras candidatas habilitadas.

Leia Também:  Decreto que flexibiliza posse de arma de fogo sai este mês, diz Jair Bolsonaro

A segunda vaga, por sua vez, não será disputada. Ela será preenchida automaticamente pelo critério de antiguidade, cabendo ao juiz Sérgio Valério, atualmente o magistrado mais antigo em atividade na carreira no Estado.

A sessão será extraordinária e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJMT no YouTube, permitindo que a escolha seja acompanhada em tempo real.

Propaganda

É Direito

TJMT mantém expediente e prazos suspensos com sistemas ainda fora do ar

 

Medida foi mantida após incidente de segurança atingir parte da infraestrutura tecnológica da Corte

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) permanecerá com o expediente e os prazos processuais suspensos nesta terça-feira (22), pelo segundo dia consecutivo, enquanto equipes técnicas trabalham para restabelecer os sistemas informatizados da Corte.

A prorrogação foi determinada pelo presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira. Com isso, a paralisação alcança processos físicos e eletrônicos, tanto no primeiro quanto no segundo grau.

 

A indisponibilidade começou na segunda-feira (21), após o Tribunal identificar um “incidente de segurança” envolvendo parte de sua infraestrutura tecnológica. Como medida preventiva, plataformas institucionais, entre elas o Processo Judicial Eletrônico (PJe), foram retiradas temporariamente do ar.

Além da interrupção dos sistemas, o TJMT adotou medidas de proteção, como redefinição de credenciais e restrição de acessos considerados sensíveis. Equipes especializadas, com apoio de parceiros técnicos, continuam analisando o episódio e trabalhando na recuperação dos serviços.

Segundo o Tribunal, até o momento não foram encontrados indícios de uso indevido de dados relacionado ao incidente nem sinais de comprometimento dos mecanismos de backup. A previsão é que a retomada das plataformas seja feita gradualmente, depois das verificações técnicas e de segurança.

Leia Também:  Concedido benefício assistencial à idosa que sobrevivia dividindo com o marido uma aposentadoria rural

Com a nova portaria, os prazos processuais que começariam ou terminariam nesta terça-feira serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte. Audiências e sessões de julgamento previstas para a data também deverão ser remarcadas pelas respectivas unidades, com comunicação às partes e aos advogados.

Apesar da suspensão, serviços essenciais, atividades urgentes ou inadiáveis e o plantão judiciário continuam funcionando. Enquanto os sistemas estiverem indisponíveis, demandas urgentes poderão ser recebidas por meio físico ou por outro canal disponível.

Ainda não há informação oficial sobre quando todos os sistemas do Judiciário estadual estarão novamente disponíveis.

Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA