Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Campo do estádio de Nova Mutum é alvo de críticas durante o Campeonato Mato-grossense

Gramado do Valdir Doilho Wons tem espaços cobertos por areia e demonstra irregularidade para a prática do futebol profissional


O campo do Estádio Municipal Valdir Doilho Wons, em Nova Mutum, foi novamente alvo de críticas de jogadores e técnicos. Visivelmente, o gramado está em condições muito ruins para o futebol profissional. Treinadores, dirigentes e atletas já haviam reclamado da situação em outras ocasiões.

– Se perde um pouco na qualidade do jogo. Jogamos aqui (na primeira fase), estava muito molhado o gramado, está bastante irregular, mas temos que passar por cima disso também. Jogadores já conhecem e vamos ter que passar por essa adversidade – disse o técnico do Primavera, Gelson Conte, em entrevista ao vivo à TVCA.

– O gramado atrapalha bastante, às vezes em um passe, uma finalização, acaba dificultando e atrapalhando – afirmou o meia do Primavera, Natan.

Sem a manutenção e os cuidados adequados nos últimos anos, parte do gramado foi coberto de areia para a realização do jogo entre Nova Mutum e Primavera. Os donos da casa venceram por 1 a 0, em duelo válido pela ida das quartas de final do Mato-grossense. O intuito foi tapar buracos do campo.

– O estadual adiantou as datas, com isso ficou bem no período de chuvas fortes, o que judiou muito o gramado. A toque de caixa não temos o que fazer, pois esse campo não tem descanso algum, o clube usa para os treinos de praticamente todas as categorias. Estamos trabalhando num projeto para um novo campo, no complexo esportivo que iremos construir. Mas, na minha opinião, a responsabilidade de campos de treinamentos não é da prefeitura e sim do clube. O prefeito está ciente da necessidade de mais alguns campos de futebol e estamos trabalhando nisso – afirmou o secretário de esporte, lazer e cultura de Nova Mutum, Toshio Takagui, ao globo esporte.

Leia Também:  Palmeiras sofre empate depois de estar ganhando de 2 x 0 do Athletico-PR

Ainda segundo o gestor, a Prefeitura de Nova Mutum liberou uma área de grande proporção para o clube no objetivo da construção de um centro de treinamento.

– A prefeitura disponibilizou uma área de aproximadamente três hectares para o clube construir seu CT e sede administrativa, porém ainda não conseguiram fazer sequer um campo para reduzir o pisoteio no gramado do estádio – completou Toshio.

A responsabilidade da gestão do estádio é da Prefeitura de Nova Mutum. Em outras épocas, jogos amadores ocorreram no local, mas atualmente somente o Nova Mutum utiliza o campo, para treinamentos do time profissional, jogos e peneiras para as categorias de base.

Segundo o presidente do Nova Mutum, Leomar Lauxen, a aplicação do gramado não foi feita da forma adequada na construção do estádio. Além disso, o clube só tem o campo do Valdir Doilho Wons para realizar os treinos e jogos.

– Infelizmente a estrutura do nosso gramado não é a ideal, a base foi mal feita, pra resolver o problema teremos que tirar toda a grama, refazer a base para dar melhor drenagem, pois a grama foi plantada na terra, sem uma base de areia. Quando chove muito, não tem infiltração de água, tivemos dois jogos com muita chuva, aí na terra o campo fica muito encharcado, consequentemente com muitos buracos, isso fez com que chegasse nessa situação. Outro problema, é que só temos esse campo pra treinar e jogar, aí não aguenta. Temos a promessa de melhorar a estrutura esse ano, vamos ver – explicou o presidente do Nova Mutum, Leomar Lauxen, ao globo esporte.

Leia Também:  Homem morre e criança fica ferida em grave acidente na BR-070

De acordo com o diretor de competições da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), há dificuldade em praças esportivas para atender o futebol profissional, principalmente no interior. Inclusive, o estádio Valdir Doilho Wons não pode receber jogos noturnos pela precariedade dos refletores de iluminação.

– Já fizemos diversas vezes solicitações de reparos às prefeituras municipais, não só de Mutum, mas como de Sinop, Primavera. Esperamos que os poderes públicos, a quem compete essas melhorias, tenham essa consciência de ajudar os clubes locais. Precisamos ter campos aptos para a prática esportiva, que ajude não só a FMF, mas os clubes – disse Diogo Carvalho ao globo esporte.

Estádio inaugurado em 2020

O investimento na obra do estádio foi de aproximadamente R$1,5 milhão, com recursos próprios do município de Nova Mutum, entregue em agosto de 2020. Deste montante, R$ 600 mil foram recursos devolvidos pela Câmara de Vereadores aos cofres da cidade.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Acidente

Bombeiro de Nova Mutum/MT sofre acidente enquanto ajudava combater incêndio em Diamantino/MT

De folga, Cabo Jardel Mendel Alves atua voluntariamente no controle das chamas e acaba se ferindo durante operação


Durante o incêndio que atingiu um comércio no centro de Diamantino no sábado (26), o cabo Jardel Mendel Alves, integrante da 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) de Nova Mutum, acabou se ferindo enquanto atuava voluntariamente no combate às chamas, mesmo estando de folga na cidade onde reside.

Mobilização espontânea e o acidente

Neste domingo (27), em conversa por WhatsApp com a equipe do Power Mix, Jardel relatou:

“Eu estava de folga aqui em Diamantino, porque moro aqui. Quando começou o incêndio, amigos ligaram pra mim, outros amigos da minha enteada ligaram pra ela, e algumas pessoas ligaram para minha esposa também. Então fui pro incêndio. Vesti a farda e subi pra ajudar no que pudesse.”

Durante a subida, Jardel orientou a prefeitura sobre o envio de caminhões-pipa e acionou contatos para reforçar o apoio. Ao chegar ao local, ele explicou:

“A gente verificou onde estava mais crítico, onde tinha chance de alastrar o incêndio para casas, porque o comércio já estava tomado pelo fogo. Subi numa casa que tinha uma escada, dava pra andar tranquilo, e começamos a organizar a linha de combate lá de cima.”

Leia Também:  Fumaça de incêndios em regiões vizinhas deixa paisagem de Cuiabá cinzenta

Foi nesse momento que aconteceu o acidente:

“Pedi para aumentar a pressão da mangueira. Não sei se a informação chegou errada ou se o operador não tem hábito de combater incêndio… mas ele pressurizou de uma vez só. A mangueira me arremessou do telhado. Caí de uns quatro metros de altura.”

Segundo Jardel, ele respondia às perguntas dos socorristas no local, mas sua memória só voltou completamente ao ouvir a sirene da viatura da Polícia Militar:

“Eu recuperei a consciência no PA. Fiz os exames e estou com corte na testa, uns 5 ou 6 pontos, deslocamento e fissura no ombro direito, fora dores no joelho e costelas.”

Ele acrescenta que, segundo colegas que o socorreram, caiu próximo a um pequeno foco de incêndio dentro da casa, o que poderia ter agravado ainda mais a situação.

Recuperação e apoio

Após os primeiros atendimentos, Jardel recebeu alta e já se recupera em casa. Ele relatou que vem recebendo visitas de amigos, colegas de farda e também do prefeito Chico Mendes, que foi pessoalmente prestar apoio.

Leia Também:  Mato Grosso firma parceria para impulsionar o manejo florestal sustentável

Nesta semana, ele passará por avaliação com ortopedista para verificar se haverá necessidade de cirurgia no ombro.

Reconhecimento e gratidão

A equipe do Power Mix deseja plena recuperação ao cabo Jardel Mendel Alves e parabeniza todos os envolvidos no combate ao incêndio, cuja união e coragem foram essenciais para controlar a situação.

Apesar do susto, Jardel demonstra seu espírito de missão, honra e bravura, características marcantes dos bombeiros que protegem a sociedade mesmo nos momentos mais difíceis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA