Entretenimento
Começa nesta quinta a 1ª Feira de Negócios e Festival Gastronômico de Colíder

Unindo cultura, entretenimento e oportunidade de bons negócios será realizada em Colíder, a partir desta quinta-feira (09), a 1ª Feira de Negócios e Festival Gastronômico.
O evento celebra o aniversário de Mato Grosso, com muitas atividades e apresentações culturais.
A Prefeitura de Colíder realizará o evento de 09 a 12 de maio, na Praça Jaime Veríssimo de Campos Júnior.
A feira de negócios começa às 08h com oportunidades de negócios imperdíveis para financiamento de veículos leves e utilitários e muitas oportunidades e vantagens exclusivas para negócios fechados durante a feira.
A programação segue com uma praça de alimentação completa a partir das 18h, oferecendo o melhor da gastronomia local. Além disso, haverá brinquedos gratuitos para as crianças, garantindo diversão para toda a família.
“Todas as famílias colidenses estão convidadas a participar desse evento, que celebrará não apenas a nossa amada cidade, mas também o nosso querido estado de Mato Grosso. Estamos prestes a comemorar os 276 anos de história, cultura e progresso, e nada melhor do que celebrar em grande estilo”, disse o prefeito Hemerson Máximo.
Confira a programação completa:
Dia 09
A partir das 08h – Feira de Negócios
16h – Show com Leandro Casarin;
18h – Praça de Alimentação Completa com o melhor da gastronomia.
Brinquedos para às crianças (Gratuitos)
19h – Teatro Cultural Alma da Terra;
20:30h – Show com a Banda Terra.
Dia 10/05 – Sexta-Feira
18h – Apresentação do Grupo de Dança Carimbó;
20h – Show com Denis e Adriano.
Dia 11/05 – Sábado
20h – Denis e Adriano.
Dia 12/05 – Domingo
16h – Dj Paulo Tizzo;
18h – Apresentação da Orquestra Sinfônica de Colíder.
Cultura
Flor Ribeirinha conquista pentacampeonato mundial e leva o siriri de MT ao topo do folclore internacional

O grupo Flor Ribeirinha voltou a colocar Mato Grosso em destaque no cenário cultural internacional ao conquistar, neste sábado (1º), o pentacampeonato do Campeonato Mundial de Folclore, realizado em Istambul, na Turquia. A vitória no 27º Festival Mundial consolida a companhia como uma das maiores representantes da cultura popular brasileira no exterior e reforça a força do siriri como patrimônio cultural do Estado.
Representando o Brasil diante de grupos folclóricos de diversos países, o Flor Ribeirinha apresentou um espetáculo inspirado nas tradições de Mato Grosso, reunindo música, dança, figurinos coloridos e elementos culturais da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, onde o grupo foi fundado há mais de três décadas.
Emocionado após o anúncio do resultado, o diretor cultural da companhia, Avinner Silva, afirmou que o título simboliza a realização de um sonho construído ao longo dos anos.
“O pentacampeonato representa a realização de um sonho e é fruto da história de amor que o grupo construiu com a cultura popular e com esse trabalho desenvolvido ao longo de tantos anos”, destacou.
Nas redes sociais, o próprio Flor Ribeirinha celebrou a conquista destacando a trajetória do grupo.
“Do quintal de São Gonçalo Beira Rio para o topo do mundo: o nosso siriri, a nossa viola de cocho e a nossa energia mato-grossense encantaram o planeta mais uma vez”, publicou a companhia.
Tradição reconhecida
A apresentação vencedora foi realizada na última quarta-feira (29), quando o grupo levou ao palco internacional um espetáculo baseado nas manifestações culturais mato-grossenses, valorizando ritmos tradicionais, danças típicas e figurinos inspirados na identidade regional.
A companhia nasceu na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, um dos principais berços da cultura popular cuiabana, e foi fundada por Dona Domingas da Silva, considerada uma das maiores referências na preservação do siriri e do cururu.
Segundo integrantes do grupo, a preparação para o campeonato envolveu meses de ensaios e pesquisas para construir uma apresentação capaz de emocionar o público e, ao mesmo tempo, representar com fidelidade as tradições culturais de Mato Grosso.
Para Dona Domingas, cada participação internacional representa o reconhecimento de uma trajetória construída com dedicação e compromisso com a cultura popular.
História de títulos
O título conquistado em Istambul amplia uma sequência de resultados que transformou o Flor Ribeirinha em referência mundial do folclore.
A primeira conquista internacional ocorreu em 2017, também na Turquia. Depois vieram os títulos na Polônia (2021), Bulgária (2022) e Coreia do Sul (2023).
Agora, de volta à Turquia, o grupo alcança o quinto título mundial e reafirma a capacidade da cultura mato-grossense de conquistar reconhecimento em diferentes continentes.
Mais do que uma vitória em um festival, o pentacampeonato representa a valorização das manifestações populares brasileiras e fortalece a imagem de Mato Grosso como um importante produtor de cultura, tradição e identidade regional. (Diário de Cuiabá)
Navegação de Post
-
Investigação Polícial2 dias atrásEsposa de suposto braço direito do CV é presa no aeroporto de VG ao retornar da França
-
Cidades1 dia atrásVereador apresenta projeto para proibir competições de “Farmar Aura” em espaços públicos
-
Cultura2 dias atrásFlor Ribeirinha conquista pentacampeonato mundial e leva o siriri de MT ao topo do folclore internacional
-
Política2 dias atrásPL e MDB avançam para formar chapa com Wellington, Janaina e Medeiros
-
Mato Grosso1 dia atrásMudança no Estatuto da AMM propõe mudanças sobre calendário eleitoral e representatividade dos prefeitos
-
Política2 dias atrásWellington confirma Janaína Riva e José Medeiros na chapa ao Senado e anuncia apoio de Jayme Campos ao projeto do PL
-
Clima1 dia atrásAgosto será de calor acima da média e pouca chuva em Mato Grosso, aponta Inmet
-
Investimentos2 dias atrásBrasil e Bolívia avançam em estrada estratégica para o agro ligando MT ao Pacífico





